Império do direito, cultura ocidental e tecnologia: as bases de Rodrigo Marcial
Rodrigo Marcial se posiciona como defensor do livre mercado, com apoio para setor produtivo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Advogado e professor de Economia, Rodrigo Marcial está de volta à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Mais uma vez, deixa a primeira suplência para ocupar uma cadeira de um colega do partido Novo. Em 2022, substituiu Indiara Barbosa por cerca de seis meses, que ficou afastada por causa da licença-maternidade à época. Desta vez, entra no lugar de Amália Tortato, que sai do Poder Legislativo para comandar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano. Marcial foi o primeiro suplente do Novo nas eleições de 2024, com 2.324 votos.
Em entrevista ao CMC Podcasts, no programa Você Me Representa, Marcial disse que ainda considera estranho ser chamado de vereador e que “ainda está caindo a ficha”. Enquanto se acostuma com a ocupação de uma cadeira no Palácio Rio Branco, prédio histórico da CMC, Rodrigo Marcial revelou ser apaixonado pela cultura ocidental, com leituras de filósofos gregos da Antiguidade. Ao mesmo tempo, disse se interessar por novas tecnologias.
Marcial pretende usar essas paixões para fazer a defesa do império do direito e a defesa do livre mercado. Apesar de o vereador ser o representante do parlamento municipal, acredita ser importante lutar contra abusos cometidos em esferas superiores, com foco nas ações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ressaltou que, como defensor do mercado, quer ser um suporte a todos os empreendedores, de grandes, médias e pequenas empresas. “Quanto maior for o setor produtivo, quanto mais gente estiver produzindo riqueza, melhor estaremos todos”, garantiu Marcial.
O uso de novas tecnologias tem um potencial extraordinário e, segundo o vereador do Novo, deve ser ampliado. Citou, como exemplo, um aplicativo que estaria desenvolvendo, chamado de Vida Curitiba. Nele, a pessoa teria condições de tirar dúvidas de tudo sobre o município. Ainda, elucidou o uso do aplicativo com um caso de uma pessoa picada por aranha-marrom. O que fazer? Segundo Marcial, muitos ficam desesperados e correm para o hospital, mas, dificilmente, conseguirão atendimento. “No app, coloca o problema e recebe a orientação. Nesse caso, ir para a unidade de pronto-atendimento”, justificou o vereador do Novo.
>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:
Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba
O Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba