Iluminação da CMC marca Independência, prevenção ao suicídio e conscientização sobre a fibrose cística
O calendário de iluminação cênica do Palácio Rio Branco foi registrado em plenário pelo presidente do Legislativo, Sabino Picolo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Combate à fibrose cística e a Independência do Brasil entraram no calendário comemorativo de iluminação do Palácio Rio Branco neste mês de setembro. A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) adotou a iluminação cênica de sua sede no final de 2019, durante as celebrações do Natal. Este mês, outra data que será marcada pelo Legislativo é o Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio.
Por iniciativa da Presidência do Legislativo, entre os dias 5 e 7 deste mês, o Palácio foi iluminado de verde e amarelo para marcar os 198 anos da Independência do Brasil, comemorados na última segunda-feira (7). Já nestas terça (8) e quarta-feira (9), a Câmara de Vereadores se ilumina de roxo, a pedido do gabinete do vereador Alex Rato (PSD), para chamar a atenção sobre a necessidade de conscientizar a população sobre a fibrose cística.
Setembro Roxo
A iluminação do Palácio Rio Branco de roxo marca o dia 5 de setembro, Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Essa é uma doença genética que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o sistema digestivo. Conforme a Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose (Abram), a fibrose cística é a doença genética grave mais comum da infância.
Os principais sintomas da doença são pele de sabor muito salgada; tosse persistente, muitas vezes com catarro; infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite; chiados no peito ou falta de fôlego; baixo crescimento ou ganho de peso, apesar de bom apetite; surgimento de pólipos nasais. O tipo de sintoma e a gravidade varia para cada pessoa sintomática.
A fibrose cística não tem cura, mas tem tratamento. O diagnóstico precoce é importante porque ajuda o paciente a ter melhor qualidade de vida. Pode ser feito através do teste do pezinho, realizado em recém-nascidos, que não é definitivo, mas indica a presença de gene defeituoso; do teste do suor, que é indolor e mede a concentração de sódio e cloro no suor do indivíduo; e do exame de DNA.
Setembro Amarelo
Neste mês, o Palácio Rio Branco também será iluminado de amarelo, integrando a CMC às ações nacionais pela prevenção do suicídio. A iluminação cênica que marca o Setembro Amarelo começa nesta quinta-feira, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e se estende até o dia 30. A campanha nacional de prevenção ao suicídio é realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina.
Segundo ambas as entidades, por ano, em média, são registrados 12 mil suicídios no país. “Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”, atestam dados oficiais do site setembroamarelo.com.
Iluminação do Palácio
O calendário de iluminação cênica do Palácio Rio Branco foi registrado em plenário na sessão plenária desta quarta-feira pelo presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM). Este tipo de iluminação foi adotado pela CMC no fim de 2019, quando o Legislativo estreou o serviço com o Natal Encantado.
De lá para cá, outras cores já foram adotadas para marcar campanhas de conscientização e prevenção a doenças, como o Janeiro Branco pela saúde mental; o Fevereiro Roxo e Laranja lembrando de fibromialgia, lúpus, Mal de Alzheimer e leucemia; o Dia Internacional da Mulher; em abril o Palácio foi iluminado de verde para homenagear os profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento à covid-19; e o Maio Amarelo contra acidentes de trânsito nas cidades e nas estradas.
O projeto de iluminação envolve o trabalho da Presidência da CMC e de diversas diretorias como Geral (DG), Administração e Finanças (DAF), Patrimônio e Serviços Auxiliares (DPSA), Administração e Recursos Humanos (DARH) e Comunicação.
Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.
Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba