Câmara de Curitiba foi iluminada pelo Dia da Pessoa com Deficiência

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 09/01/2025 07h45, última modificação 08/01/2025 15h17
Em dezembro, o Palácio Rio Branco também entrou no clima natalino e registrou o Dia Nacional da Finlândia.
Câmara de Curitiba foi iluminada pelo Dia da Pessoa com Deficiência

Palácio Rio Branco "brilhou" em azul pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Palácio Rio Branco foi iluminado com a cor azul, no dia 3 de dezembro, em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de trazer maior conscientização sobre os desafios enfrentados por essa população e incentivar o avanço na conquista de direitos. A iluminação foi requerida pelo vereador Pier Petruzziello (PP).

No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas, com dois anos ou mais, possuem algum tipo de deficiência, o que representa 8,9% da população nessa faixa etária. Os dados são da "Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad): Pessoas com Deficiência 2022", realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O estudo também revelou quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas PcD na realização de diferentes atividades, como andar ou subir degraus, as duas questões mais apontadas (3,4%). Outro dado que chamou a atenção foi a escolaridade: 63% das PcD de 25 anos ou mais não têm instrução ou apresentam o Ensino Fundamental incompleto, dado que entre as pessoas sem deficiência corresponde a 29,9%.

Palácio Rio Branco em clima de NatalCores do Natal “estampam” Palácio Rio Branco em dezembro

Entre os dias 18 e 31 de dezembro, o prédio histórico da Câmara de Curitiba entrou no clima natalino e "brilhou" com as cores verde, vermelho e branco. Além da iluminação cênica, o Legislativo municipal promoveu, no dia 15, a ação social "Jogar e Fazer o Bem", com a doação de material escolar e brinquedos para projetos sociais voltados a crianças em situação de vulnerabilidade.

Realizado pelo terceiro ano seguido, o evento foi organizado pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), em parceria com a Fundação do Athletico Paranaense (Funcap).

>> Leia também:
Ações internas de dezembro reúnem futebol solidário e educação política

Dia Nacional da Finlândia ilumina Palácio Rio BrancoO Dia Nacional da Finlândia, comemorado no dia 6 de dezembro, também foi lembrado pela Câmara de Curitiba, que "se vestiu" nas cores branca e azul. A data é alusiva à data da declaração da independência do país, em 1917.

A maior comunidade finlandesa no Brasil concentra-se em Penedo, no estado do Rio de janeiro, cidade que recebeu os primeiros imigrantes, em 1929, conduzidos pelo religioso e agricultor Toivo Uuskallio. O pedido da iluminação foi feito por Rodrigo Reis (PL), atendendo à solicitação da cônsul honorária da Finlândia para o Paraná e Santa Catarina, Roseanne Lunardelli Salomon Fontana.

Iluminação temática do Palácio Rio Branco é feita desde 2019

O Palácio Rio Branco, prédio histórico construído entre 1891 e 1895, abriga a Câmara de Curitiba desde 1963. Inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse públicoO pedido deve partir de um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados. Cada iluminação é agendada por no máximo uma semana.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques