Câmara de Curitiba foi iluminada pelo Dia da Pessoa com Deficiência
Palácio Rio Branco "brilhou" em azul pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Palácio Rio Branco foi iluminado com a cor azul, no dia 3 de dezembro, em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de trazer maior conscientização sobre os desafios enfrentados por essa população e incentivar o avanço na conquista de direitos. A iluminação foi requerida pelo vereador Pier Petruzziello (PP).
No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas, com dois anos ou mais, possuem algum tipo de deficiência, o que representa 8,9% da população nessa faixa etária. Os dados são da "Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad): Pessoas com Deficiência 2022", realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo também revelou quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas PcD na realização de diferentes atividades, como andar ou subir degraus, as duas questões mais apontadas (3,4%). Outro dado que chamou a atenção foi a escolaridade: 63% das PcD de 25 anos ou mais não têm instrução ou apresentam o Ensino Fundamental incompleto, dado que entre as pessoas sem deficiência corresponde a 29,9%.
Cores do Natal “estampam” Palácio Rio Branco em dezembro
Entre os dias 18 e 31 de dezembro, o prédio histórico da Câmara de Curitiba entrou no clima natalino e "brilhou" com as cores verde, vermelho e branco. Além da iluminação cênica, o Legislativo municipal promoveu, no dia 15, a ação social "Jogar e Fazer o Bem", com a doação de material escolar e brinquedos para projetos sociais voltados a crianças em situação de vulnerabilidade.
Realizado pelo terceiro ano seguido, o evento foi organizado pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), em parceria com a Fundação do Athletico Paranaense (Funcap).
>> Leia também:
Ações internas de dezembro reúnem futebol solidário e educação política
O Dia Nacional da Finlândia, comemorado no dia 6 de dezembro, também foi lembrado pela Câmara de Curitiba, que "se vestiu" nas cores branca e azul. A data é alusiva à data da declaração da independência do país, em 1917.
A maior comunidade finlandesa no Brasil concentra-se em Penedo, no estado do Rio de janeiro, cidade que recebeu os primeiros imigrantes, em 1929, conduzidos pelo religioso e agricultor Toivo Uuskallio. O pedido da iluminação foi feito por Rodrigo Reis (PL), atendendo à solicitação da cônsul honorária da Finlândia para o Paraná e Santa Catarina, Roseanne Lunardelli Salomon Fontana.
Iluminação temática do Palácio Rio Branco é feita desde 2019
O Palácio Rio Branco, prédio histórico construído entre 1891 e 1895, abriga a Câmara de Curitiba desde 1963. Inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).
Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. O pedido deve partir de um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados. Cada iluminação é agendada por no máximo uma semana.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba