Iluminação Cênica destacou prevenção e conscientização do Diabetes

por Pietra Hara*, especial para a CMC — publicado 03/12/2024 14h15, última modificação 03/12/2024 14h52
Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba, recebeu três iluminações cênicas especiais no mês de novembro.
Iluminação Cênica destacou prevenção e conscientização do Diabetes

Em novembro, Dia Mundial do Diabetes foi tema de iluminação cênica do Palácio Rio Branco. (Foto: Bruno Spessato/CMC)

Entre os dias 14 e 19 de novembro, o prédio histórico do Legislativo curitibano, o Palácio Rio Branco, foi iluminado com tons de azul em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, A ação busca destacar a importância da conscientização e prevenção da doença que atinge, segundo dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023, 10,2% da população brasileira. A iniciativa da iluminação cênica especial foi do vereador Alexandre Leprevost (União). 

Sendo o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de diagnósticos entre adultos de 20 a 79 anos, o Brasil fica atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão em números de enfermos. Os dados são ainda mais alarmantes quando a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que a posição do país pode ser ainda mais alta nesse ranking. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), uma a cada três pessoas não sabe que tem essa doença, destacando a importância de trazer mais informações e espaço para o assunto.

Câmara Celebra Dia Nacional do Biomédico

Iluminação Dia do Biomédico

A pedido do vereador Professor Euler (MDB), a sede da Câmara Municipal de Curitiba celebrou o Dia Nacional do Biomédico no dia 20 de novembro, ao receber a iluminação cênica na cor verde. A data comemorativa faz referência à vitória da categoria no Supremo Tribunal Federal (STF), com resultado unânime em favor da regulamentação em 1985, após os biomédicos derrubarem as decisões que proibiam o direito do exercício da atividade de análise clínico-laboratorial para os formados após julho de 1983. 


Dia Mundial do Combate ao Fascismo e Antissemitismo é destaque

Dia do Combate ao Fascismo e Antissemitismo

No dia 9 de novembro, de iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP), o Palácio Rio Branco recebeu coloração em tons de azul e branco para comemorar o Dia Mundial do Combate ao Fascismo e Antissemitismo. A data, escolhida pelo Parlamento Europeu, faz alusão ao conhecido “Kristallnacht” (Noite dos Cristais), um dos eventos que marcou a perseguição a judeus durante a Segunda Guerra Mundial. 

Em 9 de novembro de 1938, tropas da Alemanha Nazista articularam uma ação que incendiou 250 sinagogas e assassinou 91 judeus. Nesta noite, soldados alemães destruíram mais de 8000 casas e lojas judaicas e atacaram semitas por todo o país. Durante o Holocausto, 6 milhões de judeus foram mortos, vítimas dos ideais fascistas e antissemitas. A data tem como objetivo combater a intolerância e os discursos autoritários dentro dos países do mundo todo. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr
Revisão: Ricardo Marques