Igreja Presbiteriana Independente comemora 100 anos
Atendendo proposta do vereador Jorge Bernardi (PDT), a tribuna livre da Câmara Municipal desta quarta-feira (06) foi ocupada pelo pastor Carlos Meier, que falou aos vereadores sobre as comemorações dos 100 anos da Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba. Fundada em 08 de outubro de 1904, na Praça Zacarias, começou com 60 pessoas, que iniciaram um trabalho de cunho espiritual e também de assistência às pessoas carentes. As ações foram ampliadas através da Associação Canaã, criada para aumentar a ajuda prestada pela igreja, e com a construção de uma nova sede, no Largo da Ordem, no centro de Curitiba.
Segundo o pastor, atualmente, a associação oferece atendimento médico, odontológico e farmacêutico aos carentes, além do serviço de advogados e psicólogos. Estes profissionais também viajam a outros Estados, onde prestam o mesmo tipo de ajuda.
A igreja possui o título de Utilidade Pública, concedido pela Câmara Municipal, e vários de seus fundadores, em reconhecimento ao trabalho realizado, deram nome a logradouros da cidade. Meier fez questão de dizer que a Igreja Presbiteriana Independente busca a modernidade e tem os objetivos voltados para o futuro, porém sem nenhuma ligação político- partidária.
Diversos vereadores fizeram uso da palavra, para exaltar as atividades desenvolvidas pela instituição, com destaque para o pioneirismo na ação social e o belo trabalho de evangelização, já parte importante da história da cidade. A saudação da Casa foi feita pelo autor do convite, vereador Jorge Bernardi, que destacou a postura sempre avançada da igreja e sua importância para Curitiba ao longo destes 100 anos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba