Identificado busto do Museu do Lixo
O vereador Tico Kuzma (PSB) conseguiu desvendar um mistério. Ao visitar a Usina de Valorização de Rejeitos, em Campo Magro, administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, o parlamentar encontrou, no Museu do Lixo, um busto sem identificação. A única informação era que a peça tinha sido recolhida pelos caminhões da prefeitura. Depois de dois meses de pesquisa, descobriu-se que o busto é de Gottlieb Müller, o fundador da Metalúrgica Müller.
A busca por informações começou em março, quando Kuzma visitou o Museu do Lixo, espaço reservado para reunir objetos de valor e interesse histórico recolhidos pelos caminhões do Lixo que não é Lixo e do programa Câmbio Verde, da prefeitura. Após a publicação da foto num jornal da cidade, Carlos Alberto Brantes e Rosy de Sá Cardoso, do Instituto Histórico e Geográfico, conseguiram identificar o busto, seguindo informações do ex-prefeito e atual presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Rafael Greca.
Novo mistério
O busto de Gottilieb Müller (Aarau/Suíça 1843 - Curitiba 1902) é uma das duas cópias do original em bronze confeccionado em 1908 (as réplicas são de 1978). Uma das peças foi colocada na entrada do Shopping Müller e outra na entrada da metalúrgica, na Rua Wenceslau Braz, onde hoje funciona o Marumbi Expo Trade. Os bustos se perderam e agora surge novo mistério: "Se a peça encontrada é a cópia do Müller ou da fábrica", questiona Kuzma.
Gottlieb Müeller chegou em Santa Catarina, mas foi no Paraná que se estabeleceu e, em 1878, marcou o inicio da indústria metalúrgica paranaense, fundando a Metalúrgica Müeller na Rua Mateus Leme, esquina com Barão de Antonina, onde hoje é o Shopping Müeller.
Precursor
Segundo Kuzma, "além de homem de notável cultura e grande visão tecnológica, promovia em sua empresa o aprendizado dos jovens, proporcionando-lhes formação profissional, e prestava assistência médica aos empregados muito antes da existência de órgãos prestadores desses serviços, sendo assim, o precursor da Previdência Social no Brasil."
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba