Ícone da Suburbana, Irineu Horbatiuk terá homenagem póstuma em Curitiba
"Ele foi um ícone do jornalismo esportivo, sobretudo do futebol amador”, destacou o autor do projeto de lei, João da 5 Irmãos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em primeiro turno unânime, com 28 votos “sim”, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a homenagem póstuma ao jornalista Irineu Horbatiuk. Conhecido como “Fotógrafo Batiuk”, ele se destacou pela trajetória profissional no jornal Tribuna do Paraná e na cobertura do futebol amador. De autoria do vereador João da 5 Irmãos (MDB), o projeto de lei retorna à ordem do dia do Legislativo, na próxima segunda (9), para a confirmação pelo plenário.
O autor recepcionou a filha do homenageado, Tais Horbatiuk, que acompanhou o debate e a votação da proposta de lei. Irineu, disse João da 5 irmãos, dedicou-se à fotografia desde os 21 anos de idade. “Ele foi um ícone do jornalismo esportivo, sobretudo do futebol amador. Iniciou a vida jornalística na Tribuna do Paraná, onde permaneceu por 30 anos. Seu trabalho era fotografar o esporte amador e a Suburbana”, salientou.
“Irineu amava o que fazia, para ele não tinha sol ou chuva, todos os fins de semana estava lá o Bartiuk, como era chamado, por trás das câmeras, fazendo seu trabalho”, continuou João da 5 Irmãos no debate do projeto de lei (009.00006.2021, com o substitutivo 031.00093.2024). Horbatiuk faleceu no dia 1º de julho de 2013, aos 77 anos de idade.
“O nome dele é uma lenda”, reforçou Mauro Bobato (PP), para quem o nome de Irineu Horbatiuk deveria batizar algum bem público da área do esporte. “Ele teve um trabalho extraordinário junto à crônica esportiva do futebol amador do Paraná”, comentou Leonidas Dias (Pode). “O futebol amador só foi lembrado quando o Irineu Horbatiuk e o Levi Mulford estavam na Tribuna [do Paraná]. São duas lendas do futebol paranaense”, afirmou Sidnei Toaldo (PRD).
Tico Kuzma (PSD) lembrou “da alegria que uma fotografia dele trazia a uma equipe do futebol amador”. O “Peladão da Tribuna”, disse Rodrigo Reis (PL), foi o maior campeonato de futebol amador do país, com mais de 250 equipes. “E o Irineu fez parte do sucesso de tudo isso”, pontuou. “Tive a oportunidade de trabalhar na Tribuna do Paraná por 10 anos, tive a oportunidade de trabalhar com o Levi Mulford, com o Irineu”, citou o Jornalista Márcio Barros (PSD).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba