Ícone da Suburbana, Irineu Horbatiuk terá homenagem póstuma em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 04/12/2024 13h15, última modificação 04/12/2024 14h32
Conhecido como “Fotógrafo Batiuk”, o homenageado da Câmara de Curitiba se destacou pela cobertura do futebol amador do Paraná.
Ícone da Suburbana, Irineu Horbatiuk terá homenagem póstuma em Curitiba

"Ele foi um ícone do jornalismo esportivo, sobretudo do futebol amador”, destacou o autor do projeto de lei, João da 5 Irmãos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em primeiro turno unânime, com 28 votos “sim”, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a homenagem póstuma ao jornalista Irineu Horbatiuk. Conhecido como “Fotógrafo Batiuk”, ele se destacou pela trajetória profissional no jornal Tribuna do Paraná e na cobertura do futebol amador. De autoria do vereador João da 5 Irmãos (MDB), o projeto de lei retorna à ordem do dia do Legislativo, na próxima segunda (9), para a confirmação pelo plenário. 

O autor recepcionou a filha do homenageado, Tais Horbatiuk, que acompanhou o debate e a votação da proposta de lei. Irineu, disse João da 5 irmãos, dedicou-se à fotografia desde os 21 anos de idade. “Ele foi um ícone do jornalismo esportivo, sobretudo do futebol amador. Iniciou a vida jornalística na Tribuna do Paraná, onde permaneceu por 30 anos. Seu trabalho era fotografar o esporte amador e a Suburbana”, salientou. 

“Irineu amava o que fazia, para ele não tinha sol ou chuva, todos os fins de semana estava lá o Bartiuk, como era chamado, por trás das câmeras, fazendo seu trabalho”, continuou João da 5 Irmãos no debate do projeto de lei (009.00006.2021, com o substitutivo 031.00093.2024). Horbatiuk faleceu no dia 1º de julho de 2013, aos 77 anos de idade.

“O nome dele é uma lenda”, reforçou Mauro Bobato (PP), para quem o nome de Irineu Horbatiuk deveria batizar algum bem público da área do esporte. “Ele teve um trabalho extraordinário junto à crônica esportiva do futebol amador do Paraná”, comentou Leonidas Dias (Pode). “O futebol amador só foi lembrado quando o Irineu Horbatiuk e o Levi Mulford estavam na Tribuna [do Paraná]. São duas lendas do futebol paranaense”, afirmou Sidnei Toaldo (PRD).

Tico Kuzma (PSD) lembrou “da alegria que uma fotografia dele trazia a uma equipe do futebol amador”. O “Peladão da Tribuna”, disse Rodrigo Reis (PL), foi o maior campeonato de futebol amador do país, com mais de 250 equipes. “E o Irineu fez parte do sucesso de tudo isso”, pontuou. “Tive a oportunidade de trabalhar na Tribuna do Paraná por 10 anos, tive a oportunidade de trabalhar com o Levi Mulford, com o Irineu”, citou o Jornalista Márcio Barros (PSD).