Hotsite reúne informações sobre a CPI da Vila Domitila
A Câmara Municipal lança nesta quarta-feira (6) um hotsite para concentrar todas as informações coletadas durante a CPI da Vila Domitila desde que foi instalada, no dia 18 de maio deste ano. Ao todo, foram ouvidas 16 pessoas e realizadas sete reuniões – uma de instalação, uma técnica e cinco públicas. Além disso, foram recebidos diversos documentos, como sentenças judiciais, mapas, plantas e escrituras para auxiliar no entendimento do impasse entre os moradores e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que brigam pela área de 191.480 m² há pelo menos 45 anos. As reuniões para colher depoimentos foram encerradas e o colegiado deve entregar o relatório final em agosto.
No hotsite, inicialmente foram elencadas todas as reportagens publicadas e divulgadas para a imprensa desde que a CPI foi reivindicada pelos moradores no dia 8 de dezembro do ano passado, passando pela efetiva instalação, as oitivas até a última reunião ocorrida antes do recesso, além da série especial que explica em detalhes os motivos da disputa judicial e quando tudo começou. Os áudios com as reuniões na íntegra, gravados a partir do dia 8 de junho - quando os encontros passaram a ser realizadas no auditório do Anexo II - também podem ser acessados. Da mesma forma as atas, que transcrevem tudo o que foi falado durante as reuniões públicas.
Fica disponível para consulta uma série de documentos entregues à CPI pelo INSS, moradores, herdeiros do ex-presidente do estado Caetano Munhoz da Rocha (proprietário das terras antes do INSS), Prefeitura de Curitiba e cartórios. São plantas, perícias, certidões, ofícios, mapas e sentenças judicias. Além disso, após concluído, o relatório final também será anexado ao hotsite para pesquisa. O objetivo é deixar o debate mais transparente possível e facilitar o acesso às informações. O hotsite é uma criação da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal, em parceria com as diretorias de Informática, Apoio às Comissões e a própria CPI.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba