Hospital mostra projetos na Tribuna Livre

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2011 19h05, última modificação 06/08/2021 08h00
O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Flávio Tomasich, esteve na Câmara de Curitiba na tarde desta quarta-feira (23), durante a sessão plenária, para falar aos vereadores sobre os investimentos realizados com recursos de emendas parlamentares e a evolução do atendimento na unidade. Ocupou o espaço da Tribuna Livre a convite do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), informando que a verba das emendas ao orçamento foi aplicada na troca de todos os equipamentos da cozinha, que serve para preparo de alimentação específica aos pacientes internados. Falou também sobre a evolução do atendimento de excelência promovido no combate ao câncer e das ações para assegurar mais qualidade no serviço prestado em pediatria, com o projeto Adote um Leito. A ideia é garantir a manutenção por dois anos de todos os custos desta ala do hospital, que totalizam quase R$ 8 milhões. A proposta está registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) e as empresas que quiserem aderir à causa podem destinar ao Erasto Gaertner 1% do valor do imposto de renda devido. No caso de pessoas física, a dedução pode chegar a 6% em doação.
Tomasich ainda apresentou um vídeo da Liga Feminina de Combate ao Câncer e explicou sobre o trabalho diferenciado que o hospital vem realizando no tratamento do câncer. O superintendente afirmou que foram mais de 300 mil atendimentos em 2010, sendo mais de mil os específicos, com internação na ala de pediatria; 7.785 cirurgias, 57.209 doses de quimioterapia e 215.430 sessões de radioterapia. Muito deste trabalho é garantido a cada ano pela "valiosa contribuição que a Câmara de Curitiba faz por meio das emendas orçamentárias", agradeceu Flávio Tomasich na tribuna.
O Hospital Erasto Gaertner, mais conhecido como Hospital do Câncer, é referência nacional neste tipo de tratamento, tendo conquistado o certificado ISO 9001 em indicação do Ministério da Saúde, renovado nos dois últimos anos. Conforme Tomasich, "a meta da instituição hospitalar é combater a doença com humanismo, ciência e afeto."