Hospital Erasto Gaertner homenageado pelos 40 anos

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2012 14h25, última modificação 10/09/2021 08h07
A Câmara Municipal de Curitiba promoverá, na próxima sexta-feira (14), sessão solene em comemoração aos 40 anos do Hospital Erasto Gaertner (HEG), especializado no tratamento de câncer. A data foi celebrada oficialmente no último sábado (8). O autor da homenagem é o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).
O Legislativo também irá homenagear oito profissionais da instituição: a superintendente, Claudiane Minari; o diretor Leandro Carvalho Ribeiro; o primeiro diretor clínico, Sérgio Bruno Hatschbach; e os médicos Massakazu Kato, Benedito Valdecir Oliveira, Marcos Montenegro, Eduardo Toledo e Alfredo Wallbach. A sessão acontecerá às 20h, no plenário.
Trabalho
As primeiras atividades do hospital datam de 1970, com a realização de sessões de radioterapia com bomba de cobalto. Já a primeira cirurgia em uma paciente com câncer foi realizada em 1973, quando a instituição foi credenciada no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
A partir de 1975, o HEG começou a ampliar sua infraestrutura, com a aquisição de equipamentos e inauguração de UTIs, e criar novos departamentos, como o de Física Médica e o Centro de Tomografia. No final da década de 80, o hospital era o pioneiro no sul do país no tratamento do câncer de mama sem a retirada total da mama e em cirurgias de tumores cerebrais.
Na década de 90, a instituição enfrentou dificuldades devido à estagnação da economia e a falta de recursos para investimento. Mas com a criação do Plano Real e a regionalização do atendimento oncológico, o atendimento melhorou e foi concentrado em pacientes da capital e região metropolitana. Em 2003, foi implantado o novo estatuto e, em 2008, inaugurado um novo centro cirúrgico.
Hoje, somente o Serviço de Imagem do HEG faz, em média, 2.131 procedimentos por mês. A instituição, que ainda possui uma Unidade de Prevenção e Detecção Precoce (Predep), está ampliando suas instalações. Uma nova unidade de transplantes de medula óssea também deverá ser inaugurada em breve.