Hospital do Trabalhador agradece recursos de emendas

por Assessoria Comunicação publicado 07/04/2011 19h00, última modificação 09/08/2021 07h49
Os recursos destinados pelos vereadores ao Hospital do Trabalhador, por meio de emendas ao orçamento 2011, possibilitaram a compra de 110 camas hospitalares, 100 delas para o setor de trauma e maternidade e dez elétricas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo duas para pacientes com obesidade mórbida. No total, foram R$ 456 mil, indicados por 18 parlamentares.
Nesta quinta-feira (7), o diretor-geral do HT, Geci Labres de Souza Júnior, foi recebido pelo presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB). Acompanhado do diretor administrativo, Luiz Fernando Orreda, e da gerente de relacionamento com a comunidade, Maria Cecília Cordeiro, o médico entregou diplomas ao vereador como agradecimento pela ajuda e um relatório de gestão, que traz informações sobre os principais projetos executados de 2003 a 2010 pelo hospital.
O HT é uma unidade da Secretaria da Saúde do Paraná e desenvolve ações voltadas à prevenção, assistência e reabilitação, ensino e pesquisa, nas áreas de trauma e emergência, saúde do trabalhador, materno-infantil e de infectologia. Os demais vereadores que prestaram apoio também receberão diplomas.
“É como podemos dizer muito obrigado”, afirmou Souza Júnior, lembrando que, no ano passado, as emendas parlamentares proporcionaram a implantação do sistema de digitalização de imagens para o ambulatório, que garante a disponibilização das imagens radiológicas na rede informatizada do setor de pronto-socorro, para a substituição gradativa dos filmes de Raio-X convencionais. Com os recursos, também foi possível ao hospital adquirir um fibrobroncoscópio, de grande importância para o diagnóstico de doenças pulmonares.
Colaboração
Derosso destacou, em nome do Legislativo municipal, “a oportunidade de colaborar para que as dificuldades do Hospital do Trabalhador possam ser sanadas”, lembrando que conhece de perto a luta dos dirigentes e funcionários da unidade, que buscam, até 2020, torná-la o melhor centro público de assistência hospitalar à traumatologia do Brasil.
Geci de Souza Júnior informou que o novo governo já acenou para uma boa parceria, não se opondo à busca por financiamentos e mídias positivas, por exemplo. O HT também pleiteia ser a unidade de referência durante a realização da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba. Para isso, propõe investimentos na construção de um anexo com três pavimentos e equipamentos compatíveis com a magnitude do evento. “O Hospital do Trabalhador é uma instituição estratégica ao sistema de urgência e emergência do Estado, possuindo ‘expertise’ na assistência à traumatologia e quadro funcional de reconhecida competência, dentro e fora do Paraná”, disse o médico. Após o Mundial, o novo prédio serviria para abrigar o Centro Obstétrico da Maternidade.
Com 202 leitos, todos operacionais, o hospital atendeu, em 2010, 211 mil pacientes e realizou 14.320 cirurgias.