Hospital de Clínicas detalha ações na Tribuna Livre

por Assessoria Comunicação publicado 09/11/2011 19h30, última modificação 12/08/2021 16h21
A busca permanente pela excelência através da melhoria contínua dos processos de assistência, ensino e pesquisa do Hospital de Clínicas foi o tema desta quarta-feira (9), na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba. A convite da vereadora Julieta Reis (DEM), esteve na Casa o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, para falar sobre os procedimentos do HC e da utilização das emendas parlamentares, durante 2011. As emendas do último orçamento possibilitaram investimentos e aquisição de equipamentos para atendimento de ponta da unidade.
A diretora geral do HC, Heda Maria Amarante, acompanhou o reitor da UFPR, complementando explicações sobre a unidade hospitalar. Ambos convidaram os parlamentares para a abertura das solenidades de 100 anos da universidade mantenedora do hospital, que ocorre em 2012. Também compareceram José Toaldo Filho, presidente da Associação dos Amigos do HC, e a superintendente da entidade, Maria Elisa Ferraz Paciornik, que prestou contas dos investimentos e fez novas reivindicações para emendas orçamentárias do próximo orçamento. Bettina Muradás descreveu sobre a utilização de equipamentos da unidade de transplante de medula óssea do HC.
Durante a exposição, o líder do prefeito, vereador João do Suco (PSDB), confirmou para os próximos dias mais uma entrega de equipamentos para o Hospital de Clínicas e Maternidade Victor do Amaral, que fazem parte de emendas aprovadas no Orçamento de 2011.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do país, em funcionamento desde 1912. O Hospital de Clínicas é uma unidade da faculdade de medicina da UFPR e considerado o maior hospital público do Estado, com referência nacional em transplante de medula óssea a partir de 1979.
Na estrutura da unidade ainda há a Associação dos Amigos do HC, que atua voluntariamente na mobilização social em torno da captação de recursos e no planejamento de projetos para melhoria dos serviços prestados pelo HC.
Estrutura
O maior hospital do Paraná é o terceiro em unidade universitária do Brasil, totalmente público. Aglutina mais de 63 mil metros quadrados, onde circulam 11 mil pessoas diariamente. São aproximadamente 500 mil pessoas atendidas a cada ano, pelo Sistema Único de Saúde, em média diária de 60.920 pacientes.
Na prestação de contas feita pelo reitor, o HC acumula 3.406 transplantes em diversas especialidades, empregando o valor das emendas orçamentárias em procedimentos que vão desde 1.464 internações/ano a 837 cirurgias num mesmo período. Nos 261 consultórios e 510 leitos, o HC atende 59 especialidades. Quase 400 médicos titulares, 277 médicos residentes e 60 residentes multiprofissionais fazem parte da equipe médica ao lado de 2.900 funcionários. Apenas do curso de Medicina são 266 docentes, alunos cerca de 382 em graduação e 274, em sistema de pós-graduação e estágio. A cada ano, o HC ministra perto de 800 aulas práticas. Isso faz do hospital de ensino da UFPR referência em qualidade no ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas da saúde. Além do destaque internacional em transplante de medula óssea, coração, rins e fígado, o HC é referência em banco de leite materno, banco de olhos, de ossos, centro de neuropediatria, cirurgia de epilepsia, doenças neuromusculares, laboratório de função pulmonar e serviço de endocrinologia e metabologia.
Adolescentes
A coordenadora de projetos sociais da maternidade Mater Dei, do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Janine Massolin, também falou aos vereadores na tarde desta quarta-feira (9). O principal foco foi o atendimento de partos a adolescentes que Janine descreveu em números para os vereadores, solicitando inclusão da unidade nas emendas orçamentárias para ampliar este tipo de prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde.
O Hospital Nossa Senhora das Graças administra desde 2007 a Maternidade Mater Dei, considerada nos últimos anos a maior prestadora de serviços ao SUS na área de obstetrícia. A prática da assistência à saúde às pessoas que não possuem condições de pagamento pelos serviços faz parte dos objetivos estatutários do HNSG, de acordo com Janine. A coordenadora explicou que a maternidade atua como uma unidade materno infantil do Hospital Nossa Senhora das Graças, com corpo clínico e funcional próprio. Presta atendimentos nas especialidades de obstetrícia, ginecologia e pediatria/neonatologia, com observância constante dos princípios de humanização e de qualidade.