Homenagens marcam cinquentenário da PUC

por Assessoria Comunicação publicado 11/03/2009 18h55, última modificação 23/06/2021 08h42
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) está completando 50 anos de fundação. As festividades e eventos comemorativos serão realizados durante todo o mês de março e a primeira homenagem será nesta quinta-feira (12), às 20h, no plenário da Câmara de Curitiba. Por iniciativa do vereador Felipe Braga Côrtes, vice-líder do PSDB, o reitor Clemente Ivo Juliatto receberá a honraria.
“Toda a comunidade está envolvida nas comemorações desde o ano passado, quando tiveram início os eventos mensais que lembram a trajetória de sucesso que tornou a universidade a maior instituição de ensino privado do Paraná. A PUC-PR é resultado de uma ideia grandiosa dos nossos pioneiros, que, em 1959, decidiram criar uma universidade católica”, diz o reitor, lembrando que “a PUC que temos hoje é resultado do esforço, talento, dedicação e inteligência de todos que estiveram envolvidos nesse trabalho.”
História
Segundo Juliatto, a PUC é uma instituição comunitária legitimamente reconhecida pela sociedade como uma das melhores do ensino superior do País e é mantida pela Associação Paranaense de Cultura. A entidade faz parte, com a Associação Brasileira de Educação de Cultura (Abec), União Catarinense de Educação (UCE) e a Editora FTD, da Província Marista Brasil Centro Sul.
A universidade oferece 62 cursos de graduação, 22 programas de pós-graduação (stricto sensu) e mais 150 cursos de pós-graduação lato sensu, distribuídos em cinco campi. Também mantém convênio com 60 instituições de ensino superior em 13 países e 80% dos docentes são mestres e doutores.
“A missão da PUCPR é desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura, a partir de princípios éticos, cristãos e maristas, e promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e o progresso da sociedade”, finaliza o reitor Juliatto.