Homenagens à comunidade luso-brasileira e à CEU

por Assessoria Comunicação publicado 25/04/2006 20h05, última modificação 08/06/2021 15h53
Duas homenagens serão prestadas nesta quarta-feira (26), na Câmara de Curitiba. A primeira acontece às 16h: o vereador Jorge Bernardi entrega certificado de votos de louvor a Bohdan Matehko Filho, presidente da Casa do Estudante Universitário (CEU), em comemoração ao jubileu de ouro da instituição. Mais tarde, às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco, será a vez da comunidade luso-brasileira. Atendendo proposta do presidente do Legislativo, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e Angelo Batista (PP) será realizada sessão solene em alusão ao dia oficial da comunidade portuguesa, festejado em 22 de abril.
Ao comentar sua iniciativa, Bernardi lembra que a homenagem marca os 50 anos de criação da Casa instituída para ajudar os jovens na universidade. "Trata-se da maior casa para estudantes universitários da América Latina. Atualmente, abriga cerca de 200 jovens. Por ali passaram acadêmicos que mais tarde viriam a se tornar homens públicos influentes em várias áreas", comenta.
Contribuição
Segundo Angelo Batista, "a solenidade desta quarta-feira é realizada em reconhecimento à importante contribuição do povo lusitano no desenvolvimento da cidade". O parlamentar adianta que a sessão será prestigiada por representantes do Consulado de Portugal, Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro e lideranças da nação portuguesa.