Homenagem póstuma a membro da Paróquia Cristo Rei é aprovada
Além da projeto de lei voltado aos celíacos e do programa de combate à corrupção, duas iniciativas que completavam a pauta de votações da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) também foram aprovadas nesta quarta-feira (15) em primeira votação. Uma delas é a homenagem póstuma a Arlindo Lopes de Aguiar, membro da Paróquia Cristo Rei, que dará nome a um dos logradouros públicos da capital paranaense.
Apresentada por Ezequias Barros (PRD), a proposta de denominação de logradouro foi aprovada pelo plenário com maioria simples. Falecido em novembro de 2018, Arlindo de Aguiar dará nome a uma das ruas da cidade a pedido da comunidade paroquiana do Cristo Rei, informou o vereador (009.00042.2019, com substitutivo geral 031.00029.2024).
O parlamentar sugere que a placa indicando o nome do logradouro escolhido para tal homenagem também cite que Arlindo Lopes de Aguiar foi um “participante ativo na Paróquia Cristo Rei, pai e avô exímio, com um espírito de humanidade e solidariedade”. Além de frequentar a igreja, ela também participava de ações sociais, com contribuições materiais e financeiras, com coleta, separação, preparação e entrega de doações, destacou Ezequias Barros.
“Arlindo de Aguiar também era conhecido por realizar acompanhamento social e espiritual de famílias e instituições, e atuar na Associação Santa Rita de Cássia, incutindo nos filhos, nora e genros, netos e bisnetos o mesmo espírito de humanidade e solidariedade, os quais seguem os mesmos caminhos”, disse o autor da homenagem. “Ele trabalhou pelo bem da comunidade de forma impetuosa. Ele gastava seu tempo, suas energias para fazer o bem para as pessoas que chegavam à sua porta. Ele foi essa pessoa”, finalizou.
A homenagem foi aprovada com16 votos “sim”, 1 voto “não”, de Nori Seto (PP); e 3 abstenções, de Amália Tortato (Novo), Herivelto Oliveira (Cidadania) e Indiara Barbosa (Novo). Antes de estar pronta para sanção, precisa passar por nova votação, na próxima segunda-feira (20).
Federação Paranaense de Truco terá Utilidade Pública Municipal
Opedido para que a Federação Paranaense de Truco ganhe uma Declaração de Utilidade Pública Municipal recebeu 28 votos favoráveis, unanimidade no momento da votação. A entidade nasceu em 1990 e conta com agremiações inscritas em todo o Paraná, como Cascavel, Toledo, Ponta Grossa, Guarapuava, Ivaí e Laranjeiras do Sul. A iniciativa foi apresentada por Tito Zeglin (MDB), que se comprometeu a discutir a matéria na segunda-feira, na votação em segundo turno, devido à falta de tempo regimental para a defesa do projeto de lei (014.00058.2023).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba