Homenagem a Newton Grein é aprovada por vereadores de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 13/09/2016 13h45, última modificação 08/10/2021 08h53

“Ele sempre dizia que tratava os menores infratores como se fossem da sua família, tanto que o auge da atividade profissional do educador Newton Grein foram os doze anos em que ele dirigiu o Instituto de Assistência ao Menor, de 1971 a 1983, que era uma política pública do governo estadual”, comentou o autor da homenagem aprovada nesta terça-feira (13), em plenário, pelos vereadores de Curitiba (009.00030.2016).

Com a participação de oito vereadores no debate da proposição, a indicação de Newton Sérgio Ribeiro Grein para denominar um logradouro público da cidade foi o assunto mais discutido hoje em plenário. Os parlamentares inclusive pediram ao líder do Executivo na Câmara de Vereadores que, se possível, Grein nomeie um Centro Municipal de Educação Infantil em construção no bairro Parolin.

Falecido em 2012, aos 75 anos de idade, Newton Grein foi um dos principais assessores do ex-governador Jaime Canet na área social. Nas administrações Mário Pereira e Jaime Lerner, ocupou a Secretaria Estadual do Trabalho. Antes, de 1983 a 1986, teve a oportunidade de realizar sua ação social no Rio de Janeiro, como um dos secretários da Fundação Nacional de Bem-Estar do Menor.

“Muito antes do Estatuto da Criança e do Adolescente [de 1990], ele já se dedicava aos jovens da cidade” e “foi um servidor público por excelência, que escreveu uma bonita história por onde passou” são algumas das declarações dos parlamentares sobre a trajetória de Grein. A viúva do educador, Regina Castro Grein, a filha Maria Luíza Grein Vieira, o genro Edson Luiz Vieira e a neta, Heloísa Grein Vieira – que é servidora da Câmara Municipal – acompanharam a votação em plenário.

Segundo turno
Além das duas cidadanias honorárias aprovadas hoje (leia mais), a Câmara Municipal também aprovou em segundo turno, nesta terça-feira (13), outras proposições. Uma das matérias ratificadas pelos parlamentares é a autorização  para uma operação imobiliária entre a prefeitura e a empresa Centro Sul Participações Societárias (005.00023.2016), estimada em R$ 297 mil.

A outra proposição acatada é a aprovação da utilidade pública municipal à União das Associações de Moradores e Clubes de Mães da Região de Santa Felicidade (014.00041.2015), fundada há 12 anos e que reúne 40 entidades dos bairros Santa Felicidade, Lamenha Pequena, São João, Butiatuvinha, São Braz, Cascatinha, Vista Alegre, Santo Inácio, Orleans, Riviera, Campina do Siqueira, Augusta e Seminário.

Restrições eleitorais
Durante o período eleitoral, nas notícias divulgadas pela Câmara de Curitiba, ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas) a informação sobre a autoria das peças legislativas – projetos de lei, requerimentos ao Executivo, pedidos de informação, moções e sugestões, por exemplo. Dos 38 parlamentares atuais, 32 são candidatos a reeleição – logo restrições também ocorrerão na cobertura do plenário e das comissões temáticas, para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020).