Homenageados 60 anos do Clube Soroptimista de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 22/03/2017 12h15, última modificação 15/10/2021 07h53

A Câmara Municipal entregou, na sessão desta quarta-feira (22), votos de congratulações e aplausos ao Clube Soroptimista Internacional de Curitiba, organização sem fins lucrativos que presta serviços voluntários para mulheres e meninas. A homenagem (077.00008.2017) devido aos 60 anos de fundação da entidade foi proposta pela vereadora Julieta Reis (DEM).

“O Clube Soroptimista Internacional de Curitiba é formado por mulheres que trabalham voluntariamente para melhorar a vida de outras mulheres e meninas, de todas as idades, sempre a favor da paz, contra a violência”, saudou Julieta Reis. “Que a gente possa contar com o trabalho de vocês por mais muitos anos. É uma homenagem justa”, disse.

Os votos de congratulações foram recebidos por Hildegard Elfi Cardoso Ferreira, presidente do Clube Soroptimista Internacional de Curitiba. Segundo ela, o soroptimismo é a maior organização de mulheres voluntárias do mundo. “Nossa missão é trazer esperança e um futuro promissor a mulheres”, afirmou. A fundação do primeiro clube no Brasil, em 1947, no Rio de Janeiro, foi graças à líder feminista Bertha Lutz, lembrou a convidada.

“Por que somos focadas em mulheres e meninas se tanto os homens quanto as mulheres vivem na pobreza e são vítimas de discriminação? Porque as mulheres e as meninas enfrentam obstáculos adicionais. Elas são submetidas a abusos e discriminações por questão de gênero”, explicou Hildegard. “Um bilhão de mulheres já foram espancadas ou vítimas de algum outro tipo de abuso. Ou seja, uma a cada três no planeta. As soroptimistas, de mãos dadas, formam uma grande e forte corrente ao redor do mundo. Em Curitiba, nos orgulhamos de ser o elo dessa corrente”, acrescentou.