Homenageado Grupo de Caminhada da Unidade de Saúde Rio Bonito
Na tarde desta quinta-feira (16), a Câmara promoveu uma solenidade em homenagem ao Grupo de Caminhada da Unidade de Saúde Rio Bonito. A iniciativa do evento foi do vereador Mestre Pop (PSC). O grupo, que em 2017 completa 10 anos de existência, congrega moradores da localidade. “Eu não vejo mais vocês como um grupo de caminhada, mas como uma grande família”, disse o parlamentar. “Quando vejo vocês eu me recordo muito do lugar onde fui criado. Meu pai quando matava um porco dava um pedaço para cada vizinho. Hoje a inversão de valores é gigantesca.”
“Meu primeiro discurso foi aqui [auditório do Anexo II]. Falei sobre o Dia da Consciência Negra, sobre o qual vou tornar a falar na segunda-feira (20). Curitiba havia ganhado um feriado, mas a Associação Comercial do Paraná foi à Justiça, gastou um dinheiro gigantesco somente para revogar o ato”, continuou Pop. Para o vereador, a data inspira a reflexão de que a condição do afrodescendente precisa de avanços. “Nós devemos nos humanizar e respeitar as diferenças”, reiterou. Sobre o Rio Bonito, o parlamentar declarou que há carências. “Queremos as ruas asfaltadas, outra agência bancária [além da do Itaú], Armazém da Família, ginásio de esporte, linhão do emprego, liceu de ofícios. A gente tem que ter mais. Sempre há o que se melhorar.”
Para Gustavo de Moraes Galvão, professor de educação física, “o grupo de caminhada é, na verdade, um grupo de convivência que tem por objetivo a prevenção da saúde. A unidade de saúde, além de tratar das doenças, busca a prevenção”. “A gente procura fazer a prevenção de uma maneira alegre e divertida dentro das unidade de saúde”, explicou. Ele complementou: “Também fazemos alongamentos, trabalhamos a parte articular, a parte cardiorrespiratória. No começo do ano vocês ficam com um pouco de dor mas no final, quando a gente entra em férias, sentem falta”.
Segundo Ana Marli Linzmeyer, o grupo começou no dia 7 de fevereiro de 2007, “logo depois da inauguração da unidade. Tem pessoas que estão desde aquela época até hoje participando”. “Não é só um grupo de caminhada, mas de amizade. Fazemos passeios, trocamos experiências”, disse ela.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba