"Homem Cata-vento" pode ser reconstruído

por Assessoria Comunicação publicado 24/09/2009 16h45, última modificação 25/06/2021 10h51
Proposta da vereadora Julieta Reis (DEM) prevê a reconstrução da escultura do “Homem Cata-vento” na praça das Nações, no Alto da XV. “Naquele espaço sempre existiu o monumento do artista popular Laurentino Rosa dos Santos, recentemente falecido. Mas, a ação do tempo destruiu a obra”, comenta a parlamentar, destacando o valor artístico cultural da escultura.
Em outro documento, Julieta Reis sugere a denominação de Laurentino Rosa dos Santos para um dos logradouros da cidade. “Artista popular símbolo de Curitiba com seus bonecos cata-vento e tucano marionete, no ambiente em que vivia qualquer material era matéria-prima para Laurentino. Tocos de madeira, arame, restos de fio, palha e até sobras de canudinhos de plástico. Tudo virava obra de arte”, avalia.
Biografia
Segundo a vereadora, “sua biografia é rica: capa do catálogo nacional de arte popular – exposição realizada na França, representante do Brasil no Canadá, dono de obras no acervo do Museu Nacional do Folclore Edson Carneiro, da Funarte (RJ), e destaque já na entrada do Museu Chácara do Céu, de Jaques Van de Benque (RJ), o maior colecionador de arte popular brasileira, já falecido.”
Reconhecido pela crítica e historiadores, Laurentino dos Santos tem trabalhos até em João Pessoa, na Paraíba, no Acervo Municipal. “Fãs do homenzinho de madeira espalharam a peça pelo País e há quem a considere um dos símbolos do Paraná.” Aos poucos, passou o segredo do cata-vento para seus dez filhos e netos. Os filhos Francisco e Denise se destacaram na produção. Francisco já esteve no Canadá e na França, mostrando o legado do pai.  O artista faleceu em 15 de junho, aos 71 anos.