Historiadores terão prêmio na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2008 18h05, última modificação 22/06/2021 08h43
Historiadores graduados que tenham se destacado em exposições de painéis, quadros, fotografias e outras publicações de fatos históricos e curiosos de momentos, acontecimentos, políticos, celebridades ou pessoas comuns e de fatos importantes que fazem parte da história da cidade serão homenageados na Câmara de Curitiba. A solenidade de entrega do Prêmio Amigo da História será na segunda-feira (3), às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
Os homenageados são o professor Carlos Roberto Antunes dos Santos, que tem doutorado em História pela Universidade de Paris X – Nanterre (França) e em História da América Latina pela Universidade de Paris III, por indicação do vereador Jorge Bernardi (PDT); o pesquisador Décio Roberto Szvarça, autor do livro “O forjador – ruínas de um mito” e que exerce suas atividades no Arquivo Público, por indicação de Mario Celso Cunha (PSB).
Paulo Salamuni (PV) recomenda o professor Ernani Costa Straube, que, como pesquisador e estudioso em história e heráldica, colabora em revistas e jornais. É autor de diversos brasões e bandeiras. Fábio Liborio Rocha (Jair Cézar – PSDB) é coordenador do curso de História e professor da Uniandrade; o escritor e professor Geraldo Pieroni (Luizão Stellfeld – PCdoB) da Universidade Tuiuti do Paraná.
Juliano Nunes da Rosa (Angelo Batista – PP), que há dez anos leciona no Colégio Estadual São Paulo Apóstolo e no Colégio Lacerda Braga; Marcelo Saldanha Sutil (Serginho do Posto – PSDB) tem sete livros publicados. Silvio Alexandre Biscaia (Julieta Reis – DEM), que dedicou sua monografia ao resgate da história do Zoológico Municipal de Curitiba; Victor Augustus Graciatto Silva (Roberto Hinça – PDT), experiente na área de história com ênfase em história medieval e Brasil colônia, e Vidal Antônio de Azevedo Costa, indicação de Dona Lourdes (PSB), que é mestre em história.