História do Paraná é relembrada na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 19/09/2007 19h35, última modificação 17/06/2021 10h08
A história do Paraná, através dos ciclos econômicos, foi tema da tribuna livre da Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (19), a convite do vereador Jair Cézar (PTB). O professor Velocino Bruck Fernandes, pesquisador e autor de livros didáticos de história e geografia da região sul do País, falou sobre história e educação e a necessidade da população ser formada por cidadãos conscientes e conhecedores do seu passado. Acompanharam a sessão os alunos da 4a série da Escola Municipal Leonor de Moura Carvalho, do município de Contenda. Segundo o autor, cerca de metade das escolas públicas do Paraná utiliza o seu material didático, composto por dois livros e um DVD.
Jair Cézar saudou o convidado e elogiou a riqueza de detalhes com que o professor conta a história do Paraná, “mesmo sendo gaúcho”. Cumprimentou Fernandes pela importância do estudo dos ciclos econômicos e a vinculação com o atual panorama geográfico, político e cultural das populações. Entregou, ainda, cópias de duas leis sancionadas, aprovadas antes na Câmara, que criaram em Curitiba os dias municipais do Historiador e do Amigo da História.
Na tribuna, Fernandes destacou que a história nunca deve ser contada como “era uma vez”, justificando que os fatos passados fazem parte da história mesmo no futuro. O professor falou sobre a economia indígena, fundamental até hoje para o Paraná, e o tropeirismo, com início nacional no Estado, e que, na sua opinião, ainda continua e muito mais forte, “já que temos mais de 10 milhões de bovinos no Estado”. “O Paraná foi o Estado mais ervateiro do Brasil, durante a Guerra do Paraguai, passou pelos ciclos do café e da madeira, além de possuir a primeira universidade do País”, informou. Quanto às diversas etnias presentes, Fernandes explicou que é resultado dos diferentes pioneiros que construíram o Estado, formando cada detalhe das culturas presentes.
Educação
No Paraná, segundo ele, há bons historiadores acadêmicos, mas não didáticos, o que dificulta o repasse do ensino da história e geografia nas escolas, acarretando o desinteresse dos alunos. “É importante que cada criança conheça a história do Estado, para que se torne cidadã com orgulho da sua sociedade”. Para o professor, “educar é preparar cidadãos para a vida; é mais do que ensinar, é formar conceitos e sentimentos”. Conceituou história como matéria que ensina e explica o que deu certo no tempo e o que não deu; e Geografia, como a localização no espaço e no meio social em que se vive, facilitando a inserção na sociedade.
Câmara
Esta foi a quarta vez que Verocino Fernandes esteve na Câmara. O professor já veio ao Legislativo a convite do vereador Jorge Bernardi (PDT), participou da tribuna livre em 2003, sobre o tropeirismo no Paraná, por proposição do ex-vereador Jônatas Pirkiel, e recebeu votos de louvor da vereadora Julieta Reis (PSB), pelo lançamento do livro “O Paraná é Assim”.