Hermas Brandão recebe título da Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 28/04/2006 17h10, última modificação 08/06/2021 16h01
Hermas Brandão (PSDB), deputado estadual com maior número de leis aprovadas e presidente da Assembléia Legislativa, por três vezes consecutivas, é agora, “cidadão de Curitiba de fato e de direito”. O parlamentar recebeu o título de Cidadão Honorário da capital paranaense, em solenidade comandada pelo presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), nesta quinta-feira (27).
A proposição do vereador e segundo vice presidente da Casa, Ney Leprevost (PP), foi mais que justa e meritória. Hermas Eurídes Brandão, nascido em Andirá, norte pioneiro do Estado é o deputado que mais tem leis aprovadas, beneficiando a população do Paraná e Curitiba. Entre as de maior repercussão cita-se, a criação do Fundo Estadual da Cultura e a lei “Brandão”  que alterou regras de cobrança do ICMS para a atividade agropecuária, colocando o setor em igualdade de competição com outros estados produtores e ainda, atraindo novos investimentos, além de gerar trabalho e renda para todo o Estado do Paraná.
Na política desde 1976 quando eleito prefeito de Andirá, Brandão tem uma folha de serviços inestimáveis, o que lhe confere respeito e admiração em todas as esferas de governo e legislativo. Uma referência de seis mandatos, incluindo a modernização da Assembléia Legislativa, e ainda, a criação da escola do legislativo estadual,  também lhe outorgam honradez e ética política, segundo Leprevost, que, em seu discurso de saudação, ressaltou a principal de suas virtudes: “legítimo naquilo que faz para deixar um povo feliz”.
A distinção do caráter do homenageado ficou comprovada em seu discurso de agradecimento, a um público de autoridades dos mais diversos segmentos da administração pública, estadual e nacional, que lotou as dependências da Câmara de Curitiba. Falando sobre suas atividades parlamentares e a obrigação da honestidade política que todo detentor de mandato deve ter, em relação ao eleitorado, Brandão lembrou do principal princípio  que rege a democracia: “o direito moral”, e assim se expressou: “sou grato à homenagem, não a mim, mas sim, às idéias que defendo”.  Idéias que foram transformadas, ao longo de 33 anos de mandatos, em leis e oportunidades de crescimento para  a vida social e econômica  do Estado e da capital.
Para Derosso, que enalteceu as qualidades do homenageado, “encontramos frutos concretos como a  parceria com o Instituto Curitiba Saúde que beneficia os quase  70 mil servidores do Estado”.
No encerramento da homenagem, a vereadora Nely Almeida (PSDB) entregou um arranjo de flores, como lembrança da Casa à esposa do deputado, senhora Ana Maria Martins Brandão.
Prestígio
Prestigiada por inúmeras autoridades, a cerimônia de entrega do título contou com a presença, na mesa diretiva,  do vice prefeito Luciano Ducci; do secretário de Comunicação Social, Airton Pisseti, representando o governador Roberto Requião; deputado federal André Zacharow; desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Tadeu Loyola Costa; presidente do Tribunal de Contas, conselheiro  Heinz Herwig; deputado estadual Alexandre Khury e Mário de Mari, presidente  da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.