Helio Wirbiski reapresenta projetos com preocupação ambiental

por Assessoria Comunicação publicado 13/01/2017 08h10, última modificação 13/10/2021 11h23

Reaproveitar a água usada na lavagem comercial de carros e incluir no calendário oficial de Curitiba a “Semana de Coleta de Resíduos”, destinada a coletar material especial, como lixo eletrônico e outros recicláveis. Essas são as duas propostas que Helio Wirbiski (PPS) reapresentou nesta semana na Câmara de Vereadores.

O projeto que obriga o reaproveitamento de água na lavagem de carros abrange lava cars, postos de combustíveis e outros estabelecimentos que comercializem o serviço (005.00023.2017). Esses equipamentos deverão servir ou para o reuso, ou para a captação tratamento e armazenamento de água da chuva, detalha a proposição. Se aprovada, a medida entraria em vigor 180 dias após a publicação em diário oficial e estaria sujeita à regulamentação do Executivo.

“A reutilização da água é adotada universalmente. A necessidade do uso racional  deste bem compreende o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de resíduos e do consumo”, justifica Wirbiski. “Não basta às empresas que exploram a atividade pagar pelo uso da água. Elas têm o dever da conscientização de que o uso indiscriminado pode levar ao encerramento da sua atividade ao longo do tempo, pela escassez da matéria-prima”, acrescenta o vereador.

Coleta de resíduos
Outro projeto voltado para a questão do meio ambiente, também reapresentado por Wirbiski, propõe a inclusão, no calendário oficial de Curitiba, da “Semana de Coleta de Resíduos”, a ser divulgada e executada trimestralmente (005.00022.2017). De acordo com o texto, o Executivo fica autorizado a firmar parcerias com instituições públicas e privadas para promover ações conjuntas neste sentido.

O texto do projeto determina que os resíduos a serem coletados deverão ser selecionados e destinados conforme as leis ambientais vigentes. Os materiais visados pela “Semana de Coleta de Resíduos” seriam eletrônicos, gesso, madeira, tintas, latas em geral, pneus, óleo de cozinha, garrafas pet, sacos de cimento, pilhas e baterias, papeis, revistas e jornais, vidros e garrafas, remédios, plásticos em geral, material de demolição, roupas e móveis.

Wirbiski defende que a realização trimestral de um evento deste porte é necessária diante da grande quantidade de resíduos gerados e que “a coleta frequente pode prevenir acúmulo de entulhos em córregos, rios e terrenos baldios, permitindo a reciclagem ou até a reutilização dos materiais”.

Reapresentação
O projeto para reutilização da água pelos lava cars (005.00272.2014) aguardava votação em plenário desde junho de 2015, depois de ter passado pela análise das comissões de Legislação e de Meio Ambiente. Já a “Semana de Coleta de Resíduos”, que era um projeto em assinado também pelos ex-vereadores Jonny Stica (PDT) e Paulo Salamuni (PV), foi acatada pela Comissão e Legislação, mas estava em análise do colegiado de Economia quando o projeto foi arquivado (005.00076.2016).

Em dezembro de 2016, foram arquivados 425 projetos de lei cuja tramitação não chegou a ser concluída na legislatura passada. É uma decisão dos parlamentares reeleitos reapresentar essas peças, cuja análise recomeça do zero, sendo submetidas às instruções técnicas e depois às comissões temáticas do Legislativo antes de serem votadas em plenário. Há um prazo de 30 dias, no Regimento Interno, para que as iniciativas arquivadas sejam reapresentadas sem prejuízo da autoria anterior.