Helio Wirbiski é reeleito presidente da Comissão de Urbanismo

por Assessoria Comunicação publicado 17/03/2016 10h15, última modificação 06/10/2021 07h20

Nesta quarta-feira (16), em reunião de instalação, a Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação de instalação reconduziu Helio Wirbiski (PPS) como presidente e deu a vice-presidência a Jonny Stica (PDT). O presidente destacou o papel relevante que a comissão desempenhou em 2015, ao aprofundar os estudos sobre o Plano Diretor de Curitiba (PD).

“Sabíamos que esta seria a lei mais importante a ser aprovada pela Câmara no ano passado. Alguns itens do PD já começam a ser regulamentados e alguns temas chegarão logo para serem debatidos, como a regularização fundiária”, disse Wirbiski. “Hoje temos duas Curitibas e uma delas parece estar esquecida, pois precisa de regularização e de ações de desenvolvimento”, acrescentou.

Além de Helio Wirbiski e Jonny Stica, também formam a Comissão de Urbanismo Bruno Pessuti (PSC),  Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Mauro Ignácio (PSB). Na reunião desta quinta, também participaram os vereadores Paulo Salamuni (PV) e Sabino Picolo (DEM).

Reurbanizar
Após a reunião de instalação, a pedido do vereador Sabino Picolo, a comissão recebeu integrantes da Reurb, uma organização social civil de interesse público (Oscip). A Reurb pede o apoio da Câmara Municipal para empreender ações de desenvolvimento da capital, em especial, do bairro Rebouças e Prado Velho. Eles requerem, por exemplo, espaço para a realização de audiências públicas.

Segundo o arquiteto Orlando Ribeiro, a aprovação do Plano Diretor foi importante para a cidade, mas seria necessário prever a participação privada em ações de revitalização e desenvolvimento do espaço urbano. “Queremos um mecanismo para conectar os interesses do usuário, do poder público e da iniciativa privada. A ideia é que todos ganhem com isso, acreditamos no sucesso por sabermos que nosso projeto é importante”, destacou.

Para o diretor de ensino superior do Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), a região do Rebouças atrai muitas pessoas diariamente, principalmente pelas instituições de ensino localizadas no bairro. “Temos cada vez mais exigência por parte do Ministério da Educação, o que nos faz ter que aumentar nossas instalações, por exemplo, mas temos limitações”, salienta.

Legislação
Por falta de quórum, a reunião ordinária da Comissão de Legislação, Justiça e Redação foi cancelada nesta quinta-feira (17). Um novo encontro ficou marcado para a próxima terça-feira (22), às 15h, na Sala das Comissões. Os vereadores que compareceram para a reunião desta quinta foram o presidente do colegiado, Pier Petruzziello (PTB), Colpani (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Noemia Rocha (PMDB). Embora o vereador Bruno Pessuti (PSC) estivesse presente, sua indicação para substituir Cristiano Santos (PV) no colegiado ainda não passou pela avaliação do plenário – o que deve acontecer na segunda-feira (21), antes de ele ser formalizado como integrante da comissão.