Guias de turismo fazem reivindicações na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 19/05/2010 18h40, última modificação 29/06/2021 11h05

Os guias de turismo de Curitiba, representados por Jeferson Aparecido Amaro, fizeram reivindicações na Câmara Municipal nesta quarta-feira (19), a convite da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, com o apoio do vereador Caíque Ferrante (PRP). Sugeriram a obrigatoriedade da contratação de um guia para os veículos de turismo que transitem na cidade, por meio de projeto de lei, uma central de informações turísticas, assim como um cargo específico para guia de turismo na Linha Turismo da prefeitura e a criação do Dia Municipal do Guia de Turismo. Também estiveram no Legislativo Lúcia Maria Kispergher Pereira, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Paraná, e Maeli Borges Fanini, presidente da Associação Brasileira dos Guias de Turismo.
“Curitiba é uma cidade sem portas, de coração aberto e de uma gente hospitaleira. Seu povo é formado por uma grande mistura humana, que reuniu estrangeiros de todas as partes e brasileiros de todos os cantos, e que no dia a dia exercita a arte do encontro e da convivência”, disse Ferrante, em seu discurso de saudação ao convidado da tribuna livre da semana. Para ele, atualmente o turismo se constitui um grande negócio, que oferece enorme gama de serviços e que movimenta um segmento promissor. “Este ano Curitiba deve receber cerca de três milhões de visitantes, segundo estimativa do Instituto Municipal de Turismo e dados da Secretaria Estadual de Turismo”, informou.
O parlamentar também trouxe dados sobre o turismo na capital paranaense, que não é destaque nesta área, mas tem crescido, principalmente no turismo de negócios. “Nos últimos cinco anos, o número de visitantes aumentou 30%”, destacou, lembrando que o movimento na Linha Turismo cresceu 45% no ano passado. Na opinião de Caíque Ferrante, devemos nos estruturar para eventos de grande porte, como é o caso da Copa do Mundo, que Curitiba irá sediar em 2014. “ A Casa poderá contribuir para ampliar este importante segmento”, considerou.
Na tribuna, num apelo à valorização da profissão, Jeferson Amaro conceituou os guias como verdadeiros representantes do turismo na cidade e afirmou que os pedidos feitos aos vereadores completam o trabalho desenvolvido por eles pela capital. Lamentou que turistas cheguem a Curitiba e não sejam conduzidos corretamente diante daquilo que a cidade oferece. “Muitos são guiados pelos moradores, que apresentam os principais pontos turísticos, mas não têm o olhar do guia de turismo”, disse. Referindo-se à Copa, ressaltou a promoção de workshops com os países que farão parte das chaves com o Brasil, na intenção de que conheçam Curitiba anteriormente ao grande evento esportivo mundial.

BOX

Após a explanação, os vereadores iniciaram o debate, questionando sobre o que é preciso para desenvolver ainda mais o turismo na cidade, já que a intenção da administração é preparar Curitiba para receber o Mundial em 2014. De acordo com Jeferson Amaro, além da contratação de guias para os veículos de turismo que transitem na cidade, foi solicitado estudo para implantação de locais estratégicos para o desembarque dos ônibus de turismo, em especial em três pontos da cidade. Conforme o convidado, os mais procurados pelos turistas e que merecem atenção especial são o Jardim Botânico, Ópera de Arame e a Rua XV. “Sofremos muito por não ter este local pré-definido”, frisou.
Outra sugestão citada pelos guias durante o debate, visando ampliar a abrangência e intensificar o turismo na cidade, é oferecer mais cursos de guias e técnicos em turismo, “já que ambos preparam o profissional para executar os procedimentos de transporte, conduzir indivíduos ou grupos em passeios, promovendo a interação entre eles e as comunidades receptoras, incentivando a valorização mútua de diferenças culturais.” Foi unânime o reconhecimento ao trabalho da categoria e à necessidade de mais recursos para atender as reivindicações apresentadas em plenário.
Ao final do encontro, vereadores e guias combinaram de fazer um tour pela cidade “sob o olhar do guia”.