Guarda ganha mais mobilidade com veículo elétrico

por Assessoria Comunicação publicado 30/11/2007 16h55, última modificação 18/06/2021 08h25
O vereador Tico Kuzma (PSB) informou que os novos veículos de segurança Segway, aparelho elétrico de duas rodas com capacidade para transportar uma pessoa em pé, vêm recebendo aprovação da população de Curitiba. Estão em funcionamento há cerca de um mês, no centro da cidade. "Além de serem econômicos, também possibilitam que a Guarda Municipal patrulhe uma área maior, garantindo mais visibilidade aos guardas", comentou.
No início de novembro, Kuzma acompanhou o prefeito Beto Richa no lançamento das duas unidades do Segway, cedidas sem custo para a cidade e que estão sendo usadas pela Guarda Municipal para patrulhamento no calçadão da Rua XV de Novembro, nos dias úteis, e, no fim de semana, nos principais parques. Conforme o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, com o Segway, um guarda municipal percorre, no mesmo tempo, uma área cinco vezes maior do que percorreria a pé.
"A novidade veio ao encontro do anseio da comunidade, que quer mais segurança e tranqüilidade na hora de sair de casa", afirmou o guarda municipal Juliano Rocha, que trabalha em dupla com Adriano de Souza Pereira na Rua XV.
Utilização
De acordo com Tico Kuzma, mais de 150 departamentos de polícia de diversos países usam o Segway. Ele está presente em cidades dos Estados Unidos, Inglaterra e do Brasil. Em Porto Alegre, é usado pela Brigada Militar no patrulhamento das ruas.