Guard rail pode ser obrigatório para proteção de estações-tubo

por Assessoria Comunicação publicado 02/04/2013 10h30, última modificação 15/09/2021 07h35

Nos últimos tempos, aumentou o número de acidentes automobilísticos em que veículos colidem ou mesmo adentram estações tubo. Sustentado nesta constatação, o vereador Rogério Campos (PSC) apresentou projeto de lei para tornar obrigatória a instalação de equipamentos divisórios conhecidos como “guard rails” entre as estações-tubo e as pistas de trânsito.

A justificativa do projeto elenca uma série de acidentes recentemente registrados nestas circunstâncias. Campos, que integra o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), acredita que tais acidentes poderiam ser evitados, caso houvesse a presença do guard rail. “As rampas que facilitam o acesso aos portadores de necessidades especiais, podem projetar o veículo para o interior do tubo, com resultados desastrosos, como já aconteceu”,  lembrou o vereador.

Para o vereador, “não só o operador do transporte coletivo corre perigo, como também o usuário que paga sua passagem e anseia por um transporte público seguro e de qualidade, sendo dever do município criar mecanismos para que tais qualidades sejam garantidas”.

Tramitação

O projeto foi protocolado no final de março. Deverá passar pelo aval da Comissão de Legislação, Justiça e Redação para continuar tramitando. Caso seja acatado, passa ainda por outras comissões permanentes na Casa, antes de ser votado em plenário. Se for aprovado, será encaminhado ao pode Executivo e poderá ser sancionado ou vetado pelo prefeito.