Greca promete superávit e “Natal inesquecível” em discurso na CMC

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 05/08/2024 15h25, última modificação 05/08/2024 15h41
Faltando cinco meses para o fim do 3º mandato como prefeito de Curitiba, Rafael Greca fez balanço da sua gestão na Câmara de Vereadores.
Greca promete superávit e “Natal inesquecível” em discurso na CMC

Prefeito Rafael Greca participa da retomada das sessões na Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Brincando com o final de sua temporada à frente da Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca chamou os dois anúncios que fez, nesta segunda-feira (5), ao discursar aos vereadores, de spoilers do fim do seu terceiro mandato. Comparecendo à cerimônia de retomada das sessões legislativas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o prefeito prometeu que haverá “superávit no final deste ano” e que “a edição do Natal será inesquecível”.

Durante 30 minutos, antes dos spoilers, o prefeito Rafael Greca aproveitou o espaço concedido pela Câmara de Curitiba ao Executivo para enumerar realizações da sua gestão, com destaque para os projetos ambientais e obras de mobilidade urbana. É a terceira vez que ele dirige a Prefeitura, pois ocupou o cargo de 1993 a 1996, voltou ao Executivo em 2017 e continuou no ciclo seguinte, de 2021 a 2024. Como vem de uma reeleição, não é candidato neste ano.

>>> Na reta final da 18ª legislatura, Câmara de Curitiba reabre sessões plenárias

“Lá atrás, na primeira gestão, em 1993, começamos uma revolução”, disse Greca, lembrando que são dessa época as Ruas da Cidadania, o Restaurante Popular, a Farmácia Curitibana e as lan houses públicas dentro dos Faróis do Saber. Como destaque do seu segundo mandato, ele citou o Plano de Recuperação Fiscal, de 2017, “que nos permitiu bater recorde de investimentos”. Ele comemorou ter elevado a nota de Curitiba junto à Secretaria do Tesouro Nacional, em capacidade de pagamento (CAPAG), de C para A. “Era de terceira categoria, hoje é de primeira”, afirmou.

Ao avaliar a gestão atual, Greca destacou as obras socioambientais, como o Bairro Novo do Caximba, a Pirâmide Solar, drenagem e ônibus elétricos, e os investimentos de mobilidade urbana, entre os quais citou a conclusão da Linha Verde, o Novo Inter 2 e adaptação das estações-tubo para as linhas Ligeirão. “Vou entregar uma Curitiba melhor, mais justa, mais humana, mais inclusiva, solidária e muito mais inteligente do que recebi do meu antecessor”, afirmou.

Antes da fala do prefeito, o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), apresentou um balanço da produção legislativa no primeiro semestre de 2024, e o líder do governo, Tico Kuzma (PSD), falou das ações que o Executivo logrou realizar em parceria com os vereadores da base de apoio. Todas as falas, além da prestação de contas feita por Rafael Greca, foram transmitidas ao vivo e podem ser conferidas no canal da CMC no YouTube.

Restrições eleitorais