Graças às evidências, é possível fazer política com base no nosso dia a dia
Utilizar dados e indicadores sociais é o que faz a diferença para as políticas públicas. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
As políticas públicas precisam fazer a diferença no nosso cotidiano. Muitas vezes, por desconhecimento, não percebemos os benefícios das decisões governamentais. No quinto episódio do podcast Curitiba Decide, o jornalista José Lázaro Jr. recebe representantes de três instituições que coletam dados essenciais para aprimorar a elaboração de leis e definir ações públicas. Em uma política baseada em evidências, todos saímos ganhando.
Na bancada do CMC Podcasts, estiveram presentes os seguintes convidados para aprofundar o debate acerca da importância dos órgãos de pesquisa em que trabalham: Elias Guilherme Ricardo, superintendente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Paraná; Angeliza Bazotti, chefe do Departamento de Avaliação em Políticas Públicas do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social); e Rafael Durlo, economista do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos).
Além de falarem sobre todo o esforço para medir os indicadores sociais, os convidados do Curitiba Decide responderam como os dados ajudam a melhorar a qualidade de políticas públicas. Eles também abordaram a importância de dados para a capital paranaense e, mais especificamente, para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
O episódio "Políticas públicas baseadas em evidências" integra um total de 15 episódios do Curitiba Decide, um podcast produzido pela Diretoria de Comunicação Social da CMC. O programa é um projeto especial do legislativo curitibano para falar de tudo acerca das eleições municipais de 2024 no Brasil. O podcast terá cinco eixos temáticos, cada um com três episódios: 1) Tecnologia e comunicação, 2) Iniciativa popular e participação legislativa, 3) História e cultura, 4) Diversidade e inclusão e 5) Lei e ordem. Todos os episódios serão publicados no YouTube da CMC.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba