Golf-7 pode melhorar a vida dos deficientes

por Assessoria Comunicação publicado 24/08/2009 16h40, última modificação 25/06/2021 09h23
Projeto do vereador Zé Maria (PPS) prevê a construção de campo de golf-7 (golfe adaptado aos portadores de deficiência). A sugestão do parlamentar é que o espaço seja aberto na Praça Plínio Tourinho, no Jardim Botânico, numa parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer com a iniciativa privada.
Segundo o parlamentar, “o golf-7 é uma atividade lúdica baseada no jogo de golfe adaptado às pessoas com deficiência nas áreas de transtorno global mental e intelectual ou múltipla. A adaptação contribui para melhorar as condições de independência e autonomia dos deficientes, principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo-emocional. Isso possibilita a inclusão social.”
Jogo
Zé Maria explica que “a opção pelo golfe ocorreu pela forma da individualidade, temporalidade da pessoa com deficiências para executar as tacadas. A objetividade do golfe está na concretização da ação motora visualizada através de sucessivas tacadas ao buraco para a jogada.” O parlamentar destaca, ainda, que o “objetivo do golf-7 consiste em jogar a bola da primeira tacada até os buracos, sucessivamente.”
O jogo surgiu em Curitiba, em 2005, na Escola de Educação Fênix, com a professora de educação física Fátima Alves da Cruz. Ganhou adeptos de outras instituições e, devido ao sucesso dos resultados alcançados na prática do esporte, Zé Maria acredita que “a aprovação desse projeto pode beneficiar mais pessoas.”