Goleiro Caju é homenageado com o título de Vulto Emérito na CMC
Como Caju faleceu em 2001, filhos e netos do atleta receberam a homenagem. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (25), durante a sessão plenária, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu o título de Vulto Emérito a Alfredo Gottardi, antigo goleiro Caju do Athletico Paranaense. O vereador Hernani (PSB) realizou a entrega para os filhos e netos do jogador, que faleceu em 2001 e foi considerado um dos maiores goleiros que o time já teve.
Estavam presentes na sessão os filhos de Caju, Celso Gottardi e Alfredo Gottardi Filho; seus netos, João e Luiz Fernando Gottardi; e a esposa de João Gottardi, Lady Gottardi. A homenagem foi estabelecida pela lei municipal 9.569/1999, de iniciativa do ex-vereador Mário Celso Cunha.
Outra entrega, na sessão de segunda, foi ao empresário Pedro Devai, que recebeu o prêmio Cidade de Curitiba, por sua atuação na área de assistência social. O vereador Zezinho Sabará (União) indicou Devai pela elaboração e realização do projeto Sopão Solidário (023.00016.2020).
“Proprietário do Restaurante Vegetariano Devai Vida e Sabor, onde iniciou, em 2015, o projeto que dá atenção a pessoas em situação de rua, com distribuição de alimentos, roupas e cobertores, roda de conversa, orientação social, familiar e espiritual, distribuição de literatura e especialmente muito carinho e atenção”, explicou o vereador. Sabará ainda afirmou que, em 5 anos de existência, o projeto já ajudou cerca de 60 mil pessoas.
Servidor Público e Papa João Paulo II
Na sessão de terça-feira (24), a Câmara de Curitiba entregou o prêmio Servidor Público Padrão para a servidora aposentada Regina Ribeiro do Rocio Taborda. Por indicação de Leonidas Dias (Solidariedade), a ex-secretária escolar trabalhou durante quase 30 anos, tendo se aposentado em 2013 (020.00028.2021).
Além de secretária, atuava também na Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF) e colaborava nos conselhos escolares e eleições de diretores, sendo responsável pela redação das atas.
Leonidas Dias também homenageou o guarda municipal Marcos Daniel de Camargo, com o prêmio Papa João Paulo II. Camargo é capelão da Guarda Municipal de Curitiba, responsável pelo atendimento pastoral (017.00018.2021).
“Marcos realiza atividades de evangelização em espírito ecumênico, além de organizar a comunidade ao redor da Palavra de Deus. Ele presta serviços de assistência matrimonial, realiza batizados, formação pastoral, visitas a enfermos e hospitalares e bênçãos em residências e comércios”, explica Dias.
Outro vereador a conceder homenagem na terça foi Alexandre Leprevost (Solidariedade), que entregou votos de congratulações e aplausos à academia Barreto Taekwondo, por seu aniversário de 25 anos. A academia conta com mais de 10 unidades em Curitiba e franquias espalhadas por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O fundador Marcelo Barreto esteve na sessão para receber a homenagem (077.00056.2022).
Requerimentos debatidos
Já na sessão de segunda-feira (23), dois vereadores defenderam e aprovaram seus requerimentos de homenagens em plenário. O primeiro foi o Jornalista Márcio Barros (PSD), que aprovou dois requerimentos para a entrega de votos de congratulações e aplausos.
Ambas as homenagens são direcionadas aos policiais responsáveis pelo resgate de duas crianças abandonadas no Xaxim, cabos Everson Fernandes da Silva (077.00210.2022) e Luiz Henrique Martins (077.00211.2022). Sidnei Toaldo (Patriota) reforçou a importância dos votos e parabenizou Barros pela iniciativa.
A Sargento Tânia Guerreiro também aprovou votos de congratulações e aplausos, todos direcionados a integrantes do 20º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (20ºBPM/PR), pelo atendimento a uma ocorrência no Hospital de Clínicas, onde uma acompanhante de uma paciente recebia ameaças por mensagens de seu marido.
Os homenageados são os soldados Michel Mendes Amaral (077.00215.2022), Jonatha Maycon da Silveira (077.00216.2022), Eder José Parizotto (077.00217.2022) e Cleverson Augusto de Almeida (077.00218.2022).
As sessões plenárias e homenagens são transmitidas ao vivo pelos canais da CMC no Youtube, Twitter e Facebook.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba