Gestão no Legislativo é tema de congresso

por Assessoria Comunicação publicado 16/10/2008 15h35, última modificação 22/06/2021 08h12
Gestão na Câmara de Vereadores foi o tema da palestra proferida pelo contador e diretor da Escola de Administração Pública de Porto Alegre (RS), Paulo César Flores, na manhã desta quinta-feira (16), durante o XV Congresso de Servidores e Vereadores de Câmaras Municipais do Paraná, que marca os 15 anos de fundação da Associação dos Servidores de Câmaras Municipais do Paraná (Ascam – PR).
O evento, que prossegue até esta sexta-feira (17), no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba, conta com a presença de diretores e assessores de câmaras e prefeituras municipais. O encontro busca a informação útil e a divulgação de ações que estão dando certo em outras administrações, além mostrar a realidade institucional e valorizar dirigentes e funcionários.
“O vereador e o prefeito nada mais são do que administradores. Daí a necessidade de entender as expectativas dos eleitores e a diferença entre a política e a gestão de um órgão publico”, destacou Flores. Segundo o contador, a gestão compreende aspectos como conhecimento técnico, métodos de trabalho e liderança. “Somente com a união desses três requisitos é que se consegue fazer um bom trabalho”, disse. Na sua opinião, é preciso agir com metodologia e pensamento sistêmico. A importância das pessoas ocuparem cargos adequados de acordo com suas personalidades e a comunicação formal através de ofícios e memorandos também mereceram ressalvas. Para Flores, um dos segredos da boa administração é motivação e a confiança dos funcionários em seus líderes (chefes).
Divulgação
Finalizando, Paulo César Flores abordou a divulgação e o entendimento das funções das Câmaras e dos vereadores para a população, esclarecendo que não é um papel de assistência social. “Vereador existe para legislar, fiscalizar e julgar os atos do Executivo”, concluiu.