Gestão do transporte coletivo na pandemia será debatida na próxima quarta
Quando Ogeny Neto esteve na CMC, em abril, ele argumentou que, para evitar a lotação no transporte coletivo da capital, são necessários mais ônibus vindos da RMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Além de retomar a discussão sobre a prorrogação da vida útil dos táxis da capital e de promover audiência pública para apresentar a proposta da LDO 2022 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem outro importante debate agendado para a próxima semana. Na quarta-feira (2), o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, estará em plenário para falar da gestão do transporte coletivo da capital durante a pandemia. A sessão ordinária será transmitida em tempo real pelas redes sociais do Legislativo.
O espaço na sessão plenária para que o presidente da Urbs possa conversar com os vereadores foi reservado por Marcelo Fachinello (PSC), por meio de requerimento aprovado no dia 19 de maio (054.00007.2021). No dia anterior, o parlamentar explicou que a presença de Ogeny Neto foi resultado de sua visita à Urbs, onde conversou com o gestor. “Sugeri e ele aceitou fazer uma explanação ampla aos vereadores, que combinamos com o líder do governo [Pier Petruzziello, do PTB] e com o presidente da CMC [Tico Kuzma, do Pros]”, relatou.
Esta será a segunda vez que o presidente da Urbs vem à CMC, ainda que de forma virtual, para falar sobre a gestão do transporte coletivo durante a pandemia da covid-19. Em 15 de abril, Ogeny Neto participou de reunião com a Comissão de Serviço Público e, na ocasião, afirmou que a redução lotação nos ônibus da cidade depende da região metropolitana, que precisa colocar mais ônibus nas linhas integradas com Curitiba para evitar com que os veículos cheguem lotados aos terminais da capital.
Na sessão plenária da próxima quarta-feira, o debate entre Ogeny Neto e os vereadores ocorrerá após as votações de indicações e requerimentos na segunda parte da ordem do dia. Durante a pandemia da covi-19, todas as atividades legislativas têm sido transmitidas ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. Os trabalhos em plenário começam, regimentalmente, às 9h.
Confira as ordens do dia de segunda (31) e terça (1º).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba