General recebe cidadania curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 10/10/2006 17h50, última modificação 11/06/2021 10h21
A Câmara de Curitiba realizou sessão solene, na noite desta segunda-feira (09), para entregar o título de Cidadão Honorário ao general Túlio Cherem, comandante da 5a Região Militar – 5a Divisão de Exército. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e contou com a presença dos vereadores Mario Celso Cunha (PSDB), Angelo Batista (PP) e Elias Vidal (PDT). A proposta foi do ex-vereador Jônatas Pirkiel (PL).
Também estiveram presentes o general do Exército da República da ex-Iugoslávia, Karlo Buric; o presidente do Sistema Fecomércio – PR, Sesc e Senac, Darci Piana; presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, major Benur Augusto Muniz; coronel aviador Fernando Vidal Ribas Júnior, representando o comandante do Cindacta II, coronel aviador Ayrton José Schultze; o secretário municipal da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, representando o prefeito Beto Richa; e o desembargador João Kopitowski, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa.
“A intenção desta noite é oferecer a mais significativa homenagem do parlamento a quem escolheu Curitiba para desenvolver sua brilhante carreira dentro do Exército. Cherem é um dos mais destacados generais de divisão no País. E este é o reconhecimento de toda uma cidade, através de seus representantes, pela dedicação a uma sociedade soberana, para fazê-la mais justa, menos desigual e mais próspera”, disse Jônatas Pirkiel, em seu discurso de abertura.
Após receber das mãos dos vereadores o título de Cidadão Honorário de Curitiba, Túlio Cherem agradeceu, citando partes de sua vida. “Ser cidadão de uma das cidades mais admiradas do Brasil e de reconhecimento internacional, que é modelo de planejamento urbano e de respeito ao meio ambiente, o que lhe confere invejável qualidade de vida; que possui excepcional sistema de ensino em todos os níveis; que, na presença das mais variadas etnias, apresenta exemplar integração e marcante expressão cultural que a identifica e a destaca, é uma honraria que envaidece qualquer pessoa”, ressaltou o general na tribuna, sendo aplaudido.
O presidente Derosso agradeceu ao homenageado por aceitar o título concedido e escolher Curitiba como sua cidade e de sua família.
A sessão foi acompanhada pela banda da 5a Região Militar, regida pelo primeiro sargento e maestro Penteado.
Vida militar
Túlio Cherem nasceu na cidade de Tijucas, Santa Catarina. Em 1960, a família transferiu-se para Curitiba, onde Cherem cursou o Colégio Militar. Posteriormente, foi para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, sendo declarado aspirante a oficial e classificado no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado, do Quartel do Boqueirão.
Serviu em diversas organizações militares, entre elas o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado como tenente e capitão; na Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, como chefe da 3ª Seção/Operações; no 5º Batalhão Logístico, como comandante; na Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, como comandante, e na 5ª Região Militar - 5ª Divisão do Exército, também como comandante.
Funções
Ao longo de sua carreira, também foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Escola de Comando e Estado Maior do Exército, no Rio de Janeiro; oficial do gabinete do ministro do Exército, em Brasília, e comandante do 5º Batalhão Logístico, em Curitiba.
No exterior, pertenceu à missão militar brasileira de instrução no Paraguai, em Assunção, e foi adido militar na Iugoslávia. Já como oficial general, foi chefe de gabinete do Estado Maior do Exército, em Brasília, entre 2001 e 2002, e comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba, de 2003 até julho de 2005.