Garis recebem destaque na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2007 19h20, última modificação 16/06/2021 08h59
“Pessoas simples, humildes, mas que fazem um trabalho fundamental para garantir o bem-estar e a saúde pública de muitos curitibanos.” Assim se referiu o novo secretário do Trabalho e Emprego (vereador licenciado), Manassés Oliveira, aos trabalhadores em asseio e conservação de Curitiba, que foram homenageados pela Câmara Municipal, em razão das comemorações de sua data nacional, nesta quarta-feira (16).
A iniciativa da homenagem, que agora também é lei em Curitiba, fazendo parte do calendário de eventos, foi do próprio Manassés, através de projeto, no ano passado. Esta é a primeira vez que a categoria comemora oficialmente a data nacional na cidade.
Prestígio
Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia, comandada pelo primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), e acompanhada pelos vereadores Tico Kuzma (PPS), Sérgio Ribeiro (PV), João do Suco (PSDB) e Valdenir Dias (PSB). Com entrega de certificados de reconhecimento público pela importância da atividade, Manassés ressaltou que “é uma das menos valorizadas e mais expostas a riscos diários, exercendo seu trabalho em locais perigosos, muitas vezes recolhendo lixo tóxico ou transportando resíduos cortantes”. O setor de asseio e conservação é um dos que mais emprega mão-de-obra de baixa escolaridade e a instituição da data comemorativa serve, segundo o secretário, “como oportunidade de reflexão sobre as condições de trabalho”. O parlamentar também citou que a categoria tem mais de um milhão de trabalhadores com carteira assinada, 70% mulheres. São 50 mil no Estado e foram 113 os escolhidos para representar as empresas na homenagem da Casa.
O presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região (Siemaco), João Gerônimo Filho, agradeceu a iniciativa da Câmara e elogiou a atitude do novo secretário, lembrando que, “graças ao seu poder de articulação, muitos acordos e parcerias têm beneficiado a categoria”.
Centro profissional
Além desta solenidade, Manassés anunciou a inauguração do Centro de Formação Profissional, nesta sexta-feira (17). A sede, com 3 mil metros quadrados, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, será o principal local de realização de cursos preparatórios, para que os trabalhadores em asseio e conservação possam aprimorar sua atividade. O secretário do Trabalho e Emprego também comunicou a realização de um seminário na recém criada Fundação dos Trabalhadores em Asseio e Conservação.
Certificados
Receberam certificados os trabalhadores das empresas Vigo Central de Serviços, Rogério Galina M/E, Alternativa Administrativa de Mão-de-obra, Cristal Serviços de Conservação e Limpeza , Brasanitas Empresa Brasileira de Saneamento e Comécio., EBV Limpeza e Conservação de Serviços Especializados, Higi Serv Limpeza e Conservação, Conserlimpe Prestadora de Serviços Gerais, Ondrepsb Limpeza e Serviços Especiais, Predial Higienização, Limpeza e Serviços, Obra Prima S/A Tecnologia e Administração de Serviços, Bravak Saneamento e Serviços, Zampieri de Boer & Silva, DRA Serviços Gerais, Múltipla Terceirizações, Empraser – Empresa Paranaense de Serviços e Terceirizados, Cavo Serviços e Meio Ambiente, Acrópole Serviços Terceirizados, Sentinela Serviços Especializados, Precisa Serviços Especializados, ISS Servisystem do Brasil, Limpnes Limpeza e Conservação e Veper Serviços Especializados.