Garcez propõe inventário das bacias hidrográficas

por Assessoria Comunicação publicado 09/10/2009 17h30, última modificação 28/06/2021 06h43
O vereador Francisco Garcez (PSDB), presidente da Comissão Especial da Água, irá propor aos demais integrantes do grupo a realização de um completo inventário sobre as condições das bacias hidrográficas da cidade. “A ideia é que a comissão comece o levantamento da situação dos rios no mês que vem. Vamos convidar universidades, ONGs e outros interessados em participar deste estudo, que deverá ser concluído em um ano”, afirma.
O objetivo de Garcez é, através de mapeamento, desvendar o quadro atual das bacias hidrográficas, as fontes poluidoras e as atividades socioeconômicas da cidade que contribuem para a degradação dos rios e córregos. “Vamos checar nos locais  as denúncias que estamos recebendo de que a Sanepar seria um dos agentes responsáveis por boa parte da poluição das bacias hidrográficas, através do lançamento de esgoto no rios e córregos de Curitiba”, disse.
O resultado do inventário, segundo Francisco Garcez, servirá como subsídio para sugestão de implantação de políticas públicas para  recuperar e melhorar as condições dos rios de Curitiba. "Carecemos desses estudos para ter a avaliação da situação das bacias hidrográficas do município. Como conseqüência, também  teremos um argumento a mais para solicitar a colaboração das pessoas nos atos comportamentais mais simples, como não descartar lixo nos rios e córregos e não invadir e ocupar as margens dos rios. O objetivo é formar uma consciência cidadã sobre o uso responsável e a preservação permanente da qualidade da água em Curitiba e dar exemplo para as demais cidades do Paraná e do País”, conclui.