Garcez propõe a criação do Pelotão Verde

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2011 18h25, última modificação 09/08/2021 14h45
Está tramitando na Câmara Municipal projeto de lei do vereador Francisco Garcez (PSDB) que prevê a criação do Pelotão Verde. Pelo texto, a nova unidade será constituída dentro da Guarda Municipal, para ações específicas em defesa do meio ambiente. “As cidades de São Vicente e Piracicaba, em São Paulo, e Dourados, no Mato Grosso do Sul, já possuem a Guarda Municipal Verde. A ideia com o Pelotão Verde é viabilizar mais uma importante ação que ajude na prevenção aos crimes ambientais, fiscalizar e atuar na educação ambiental dos moradores da cidade”, explica o parlamentar.
Na justificativa da proposição, Garcez afirma que o novo pelotão da Guarda Municipal atuará em parques e praças, na fiscalização de emissão de poluentes, esgoto clandestino, lixo, ocupação irregular envolvendo domicílios, indústrias e comércio”, adianta Garcez. "A unidade irá compor o quadro da Secretaria de Defesa Social, podendo agir em parceria com a Força Verde, da Polícia Militar, contribuindo com mais efetivo para atuar em toda a extensão da capital", afirma.
Meio ambiente
Segundo o texto, com treinamento específico e farda diferenciada, o Pelotão Verde estará habilitado a diagnosticar e identificar áreas de riscos, contribuindo com medidas preventivas na Defesa Civil. "Além de verificar áreas de ocupação irregular e mapear os lugares onde tenham ligação de esgotos clandestinos, duas das grandes preocupações atuais. Para isso, contariam com o apoio técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente”, diz o vereador.
O projeto sinaliza ainda que o Pelotão Verde da Guarda Municipal cumprirá papel importante na educação ambiental. "A unidade da Guarda Municipal promoverá atividades nas escolas públicas e associações de moradores, visando conscientizar as pessoas da importância do meio ambiente em todos os seus múltiplos aspectos”, explica Garcez.