Futsac é reconhecido como 1º esporte criado em Curitiba
A Câmara Municipal reconheceu o futsac como o primeiro esporte genuinamente curitibano. Aprovado em segundo turno por unanimidade nesta quarta-feira (16), o projeto de lei (005.00152.2015) é de Felipe Braga Côrtes (PSDB) e será enviado para a sanção do prefeito Gustavo Fruet. O debate foi acompanhado pelo criador da modalidade, Marcos Juliano Ofenbock.
Confira como cada vereador votou aqui.
“Marcos Juliano chegou aqui, anos atrás, com estas bolinhas. Foi de gabinete em gabinete, e alguns vereadores decidiram conhecer o que é o futsac. O sonho deste visionário era que a modalidade se tornasse um esporte nacional e internacional. Ainda falta muito, mas este será um passo gigante na conquista do reconhecimento que a prática merece”, defendeu o parlamentar.
Braga Côrtes também destacou que cerca de 150 rendeiras participam do projeto para a confecção da bolinha com a qual o futsac é praticado, a partir de material reciclável. O vereador lembrou que há quadras para sua prática no Parque Barigui. “Ele [Ofenbock] leva o nome de Curitiba para todo o país”, acrescentou.
Mestre Pop (PSC) destacou emendas aprovadas ao orçamento de 2016, para incluir o ensino do futsac na rede municipal de ensino. “Parabéns pela persistência. Fazemos história hoje neste reconhecimento”, completou o líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV). A modalidade e o esforço de Marcos Ofenbock também foram comentadas por Cristiano Santos (PV), Jonny Stica (PT), Professor Galdino (PSDB), Noemia Rocha (PMDB) e Valdemir Soares (PRB).
O esporte
O futsac é praticado com uma pequena bolinha recheada de plástico granulado reciclado, em uma quadra que mede 10 metros x 5 metros, com uma rede divisória de 1,5 metro de altura. Pode ser disputado individualmente ou em duplas e o objetivo é derrubar a bolinha no campo adversário sem utilizar as mãos. É permitido tocar na bolinha apenas com os pés, pernas, tronco e cabeça, sendo disputados 3 sets até 21 pontos.
O primeiro campeonato do esporte foi disputado em 2007, em Curitiba, e no ano que vem a modalidade será incluída no ensino da rede pública graças a emendas coletivas ao orçamento municipal (308.00113.2015, 308.00114.2015 e 308.00116.2015). “É o primeiro esporte de quadra inventado no século XXI”, defendeu Marcos Juliano Ofenbock, que acompanhou toda a tramitação do projeto no Legislativo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba