Fundeb será debatido em seminário na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 10/09/2007 16h55, última modificação 17/06/2021 09h34
Esclarecer a nova configuração da educação do País após a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação  (Fundeb) é o objetivo de seminário que será realizado dia 21, na Câmara Municipal. Denominado “Financiamento para a Educação: o que muda com o Fundeb”, o encontro, proposto pela vereadora Professora Josete (PT),  reunirá especialistas e educadores no auditório do Anexo II da Casa.
Segundo Josete, a principal meta do novo fundo, que terá a duração de 14 anos, é aumentar de 30 milhões para 47 milhões o número de alunos de creches, educação infantil e especial, ensinos fundamental e médio e  educação de jovens e adultos. “O aumento da cobertura é uma das alterações mais significativas do novo mecanismo. O fundo anterior, o Fundef, atendia apenas o ensino fundamental e deixava de lado a educação infantil e o ensino médio. O seminário ajudará os participantes a entenderem esta e outras mudanças”, diz a vereadora.
A programação terá início às 8h30 com os professores Lisete Gomes Arelaro (USP) e Edílson de Paula (APP-Sindicato), que falarão sobre a constituição do Fundeb e as mudanças que provocará, além de traçar as diferenças entre o novo fundo e seu antecessor. No período da tarde, os professores José Marcelino de Rezende (USP) e Andréa Barbosa Gouveia (UFPR) abordarão o impacto do Fundeb no orçamento público e o papel dos conselheiros no controle social do sistema.
As inscrições devem ser feitas, preferencialmente, até o dia 19. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (41) 3350-4603, pelo e-mail professora.josete@cmc.pr.gov.br e no site www.professorajosete.com.br.