Fundadora do Clube de Mães Mamãe Margarida dará nome a logradouro

por Pedritta Marihá Garcia e Marcio Silva | Revisão: Ricardo Marques — publicado 25/09/2024 17h50, última modificação 26/09/2024 09h23
Em primeiro turno, a Câmara de Vereadores também aprovou a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Educadora da Infância e Juventude (Colégio Nossa Senhora do Rosário).
Fundadora do Clube de Mães Mamãe Margarida dará nome a logradouro

As votações na CMC são transmitidas ao vivo pelo YouTube. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (25), além de três projetos de lei em segundo turno, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou duas iniciativas em primeira votação. Uma das deliberações positivas foi a homenagem póstuma a Ivonete de Paula Betenheuser, fundadora do Clube de Mães Mamãe Margarida. A matéria recebeu 26 votos “sim” e duas abstenções, e ainda precisa ser analisada em segunda votação, na próxima semana.

Falecida em 2017, aos 78 anos, a homenageada dará nome a um dos logradouros públicos da cidade ainda não nominado. Ela era natural de São Jerônimo da Serra (PR) e se mudou para a capital paranaense em 1964. Junto com seu esposo, esposo Milton João Betenheuser, foi idealizadora da obra Centro Social Felício da Costa Vieira, hoje, Projeto Vida Melhor (Provim) e fundadora do Clube de Mães Mamãe Margarida.

O projeto visava dar assistência social aos moradores com alimentos, roupas e medicamentos. Mas a proximidade com a população mais desfavorecida fez com que Ivonete fosse além, ajudando as crianças com os trabalhos escolares, limpando casas da comunidade, auxiliando em partos, separando brigas etc. Com o projeto também puderam orientar jovens ao mercado de trabalho, ofertando aulas de costura e tricô. Também ministravam aulas de catequese, instruindo adultos e crianças em sua formação moral e religiosa”, diz a justificativa do projeto de lei (009.00006.2023, com substitutivo geral 031.00069.2024).

Segundo a autora da homenagem, Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Ivonete de Paula Betenheuser tornou-se salesiana cooperadora, em 2001, exercendo o seu apostolado até o fim da sua vida. “Quem caminhou com ela tem saudades, ela deixou um legado de solidariedade e amor. Eu a conheci, tive a oportunidade de conviver com ela e sei o quanto aquela mulher fez diferença naquela comunidade. Sem ter condições, ela doou a vida dela para isto. [...] Ela só parou quando Deus a recolheu”, relembrou a vereadora. Agora a iniciativa retorna à pauta da próxima segunda-feira (30), em segundo turno.

Aprovada Utilidade Pública Municipal à Associação Educadora da Infância e Juventude


A segunda iniciativa aprovada pela CMC em primeiro turno hoje foi a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Educadora da Infância e Juventude (Colégio Nossa Senhora do Rosário). A matéria foi aprovada com unanimidade e o autor do projeto (014.00022.2024, com o substitutivo 031.00070.2024) destacou que todos os documentos da instituição necessários à comprovação dos atendimentos sociais à comunidade foram entregues.

Segundo o vereador, a associação possui longa trajetória de serviços prestados na região dos bairros Bacacheri e Boa Vista e se destaca na promoção da educação em diversos níveis, oferecendo formação religiosa, cursos livres e profissionalizantes para crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, promove a assistência social e a defesa dos direitos sociais, bem como a promoção da cidadania. Também oferece assistência à saúde, “por meio de práticas alternativas”. A iniciativa, que também retorna à pauta na próxima segunda, em segundo turno, foi de Serginho do Posto (PSD).

Os demais projetos da pauta, que estavam em regime votação definitiva, foram aprovados e seguem para sanção do Poder Executivo (saiba mais).

Restrições eleitorais