Fundador da ProTork receberá cidadania honorária de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 10/02/2015 11h15, última modificação 29/09/2021 07h04

Os vereadores de Curitiba aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira (10), a entrega do título de cidadão honorário da cidade a Altair Lozano Bonilha. O empresário, natural de Siqueira Campos, no Norte do Paraná, é o fundador da empresa ProTork – maior fábrica de motopeças da América Latina.  A iniciativa é do vereador Chico Uberaba (PMN) e recebeu 27 votos favoráveis (006.00021.2014).

“De cada dez motos que circulam hoje no Brasil, pelo menos sete tem uma peça da ProTork”, afirmou Chico do Uberaba, após relatar ao plenário a história da empresa, que começou em Curitiba e hoje vende para mais de 50 países. “Bonilha começou sua atividade empresarial em 1988, após assumir a Tork – uma empresa então com recursos escassos – numa época de inflação e falta de equipamentos”, disse.

Chico do Uberaba reforçou que investimentos sucessivos em tecnologia, capacitação profissional e na estruturação do negócio explicam o crescimento da empresa ProTork. “Em 1993, Bonilha inaugurou o primeiro galpão em Siqueira Campos, criando a primeira fábrica de motos do Sul do Brasil. Hoje, a ProTork possui oito unidades, com 350 mil m² de área construída e emprega 4 mil pessoas. O catálogo de produtos tem mais de 6 mil itens”, enumerou.

O vereador também destacou a parceria da ProTork com o Coritiba Futebol Clube, para a construção do anel da rua Mauá no Estádio Major Antônio Couto Pereira. “A empresa está investindo R$ 16 milhões na obra. Quando concluída, o Espaço ProTork no estádio terá capacidade para cinco mil pessoas, lanchonetes e camarotes”, disse Chico do Uberaba.

Os vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Zé Maria (SD) elogiaram a importância da empresa e a parceria com o Coritiba. “É ótimo que ele tenha contribuído com o clube e agora receberá um retorno fortíssimo em marketing”, considerou Côrtes. “Além de serem vizinhos, o vereador e o Altair Bonilha defendem as cores do nosso verdão”, brincou Zé Maria, antes de ressaltar a importância dos empregos criados pelo empreendimento.

Tico Kuzma (PROS), Valdemir Soares (PRB), Tito Zeglin (PDT) e Paulo Salamuni (PV) também usaram da palavra para enaltecer a iniciativa de fazer do empresário Altair Bonilha um cidadão honorário de Curitiba. Ressaltaram os valores do empreendedorismo, o impacto positivo na arrecadação de tributos municipais e os empregos gerados por negócios “que dão certo”. “Se a ProTork ocupa 72% do mercado nacional, fez por merecer”, disse Zeglin. O projeto será votado em segundo turno nesta quarta-feira (11). A solenidade de entrega da homenagem ainda não tem data confirmada.