Fundada há 44 anos, CCIBJ terá Utilidade Pública de Curitiba
Nori Seto defendeu a Declaração de Utilidade Pública à Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou projeto de lei para conceder a Declaração de Utilidade Pública à Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ). Acatada em primeiro turno unânime, com 28 votos “sim”, a iniciativa retorna à pauta, nesta quarta-feira (13), para a confirmação pelo plenário. O autor, Nori Seto (PP), explicou que a entidade foi fundada por um grupo de empresários nipo-brasileiros, há 44 anos, com o objetivo de estreitar as relações econômicas entre os dois países.
Neste período, continuou o autor, a CCIBJ auxiliou “no desenvolvimento do comércio e da indústria no Paraná por meio de investimentos japoneses na região”. “A instituição contribuiu com a atração e o apoio a empresas japonesas no estado como a Denso, a Sumitomo, a Sysmex, a Harima, a Furukawa e, mais recentemente, a Nissin Foods”, relatou.
“Mas foi a partir de 2019, na gestão do presidente Arata Hara e de sua diretoria, que a CCIBJ se desenvolveu ainda mais. Atraindo vários novos associados, fazendo novas parcerias, ressignificando o uso do Palácio de Hyogo [sede da entidade, na avenida Comendador Franco] e criando a Câmara Júnior que reúne uma nova geração de empreendedores”, ressaltou. Seto também falou do perfil diversificado de seus associados, da atuação da CCIBJ na promoção de parcerias diplomáticas e de acordos de cooperação, e das ações voltadas à preservação do meio ambiente e na área da responsabilidade social.
A votação foi acompanhada pelo presidente da CCIBJ, Arata Hara; pelos diretores Teichum Hiramatsu, Sidney Akira Ioshii e Guilherme Emmanuel; pelo presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão Júnior (CCIBJ Júnior), Denis Akira Ioshii; e pela presidente da Rede Nikkei do Paraná (REN-Paraná), Bruna Yucari Hara (014.00039.2023).
Prêmios Cultura e Divulgação e Mulheres Empreendedoras
Além da utilidade pública e das operações imobiliárias em regime de urgência, o plenário acatou, em primeiro turno, dois projetos de decreto legislativo. Protocoladas pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, as iniciativas consolidam as indicações dos vereadores às próximas edições dos prêmios Cultura e Divulgação e Mulheres Empreendedoras, entregues pela Câmara de Curitiba.
Entregue a pessoas físicas e a organizações não governamentais, o Prêmio Cultura e Divulgação é concedido em sessão solene alusiva ao aniversário da CMC e de Curitiba, data comemorada no dia 29 de março. Acatado com 22 votos “sim” e 2 abstenções, o projeto de lei reúne 30 indicações à honraria (090.00001.2023).
O Prêmio Mulheres Empreendedoras é voltado a pessoas físicas de destaque em diferentes áreas, como empreendedorismo, à frente de empresas, cooperativas, voluntariado, indústria, comércio e serviços. A solene para a entrega da honraria é realizada no mês de abril. Com 20 “sim” e 3 abstenções, a proposição reúne os nomes de 33 indicadas para receber o prêmio em 2024 (109.00001.2023).
Assim como os títulos de Cidadania Honorária e de Vulto Emérito de Curitiba, os prêmios concedidos pela Câmara de Curitiba são regulamentados pela lei complementar municipal 109/2018.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba