Fundação Pró-Hansen presta homenagem a Ruy Miranda

por Assessoria Comunicação publicado 12/08/2010 17h30, última modificação 30/06/2021 10h03
Foi lançada nesta quinta-feira (12) a pedra fundamental para a posse da área de terreno e espaço para o Museu Leprológico Professor Ruy Miranda. O evento aconteceu na Sociedade Eunice Weaver, no Bacacheri, com a presença de diversas autoridades das áreas médica, política e social.
A presidente da entidade, Ivone Tod Dechandt, falou da importância de se prestar uma homenagem à memória de Ruy Miranda, um médico e cientista da melhor qualificação, fundador da entidade  e pioneiro na luta de combate à hanseníase. Falou também o presidente do Conselho Curador da Pró-Hansen, Vanderlei G. Donini, que discorreu sobre a importância da posse do terreno. Em nome dos voluntários, falou a jornalista Juril Carnasciali, responsável pela intermediação que gerou a doação do terreno. Representando a Câmara Municipal de Curitiba, falou o vereador Mario Celso Cunha (PSB), dizendo que “sempre colaboramos com a fundação, através do doutor Ruy Miranda, destinando verbas pela emenda parlamentar e resolvendo questões junto à prefeitura. Curitiba tem uma marca forte na área da saúde, lembrando que o atual prefeito é médico e já foi secretário municipal da Saúde e diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde.”
Hanseníase
A hanseníase é uma doença que já matou milhares de pessoas e ainda hoje registra casos. Antes chamada de lepra, tem no Brasil o segundo índice do mundo, perdendo apenas para a Índia. É uma doença infecciosa transmitida de pessoa para pessoa. Admite-se que o tempo médio de incubação seja de dois a cinco anos. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a estimativa indica entre 12 a 15 milhões de portadores em todo o mundo, sendo que cinco milhões estão no registro ativo.