Fundação Cultural e Amigos do HC pedem apoio da Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 08/10/2013 16h55, última modificação 20/09/2021 10h17

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba recebeu, nesta terça-feira (8), representantes da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Amigos do HC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Na ocasião, ambas as instituições pediram o apoio do Legislativo na elaboração de emendas orçamentárias coletivas, a fim de contribuir com ações e projetos voltados à comunidade.
    
Presidente da FCC, Marcos Cordiolli, sugeriu que o Legislativo seja co-promotor da Oficina de Música de Curitiba, a partir da elaboração de uma emenda orçamentária coletiva, a ser alocada no projeto da Lei Orçamentária Anual (2014) de 2014, que está em análise na Câmara Municipal. Considerado um dos maiores festivais de música erudita da América Latina, o projeto – criado em 1983 e realizado anualmente em janeiro – necessita da captação de recursos para sua continuidade.
    
“O recurso necessário para manutenção da Oficina de Música é suprapartidário. Essa é uma oportunidade para que todos sejam co-autores deste projeto”, disse Jonny Stica (PT), em convocação aos demais parlamentares. “O evento é nosso patrimônio. O único realizado exclusivamente pela Fundação Cultural. Contribuir com a realização da oficina tem duplo sentido: a consolidação da música clássica e a consolidação de Curitiba como atrativo dos turistas da Copa do Mundo de 2014”, completou Cordiolli.

Amigos do HC

Outra entidade a pedir apoio dos vereadores foi a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. Os visitantes foram apresentados por Julieta Reis (DEM), que destacou a “referência” da instituição em várias áreas da medicina, como no transplante de medula óssea. “Os Amigos do HC têm feito um importante trabalho, em especial na busca por recursos, visto que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) encontra dificuldades em manter o hospital e adquirir equipamentos”, relatou.
    
Ainda segundo Julieta, os vereadores já têm contribuído com a associação, ao participarem de eventos beneficentes, mas podem ajudar com a destinação de emendas parlamentares ao projeto de lei orçamentária de 2014. A posição foi reforçada por José Toaldo Filho, presidente da entidade. “Esta ajuda, por meio de emendas, garante maior qualidade para a saúde do povo paranaense, visto que nossos atendimentos são cem por cento via SUS”, atestou.
    
Outros dados do hospital foram detalhados pela superintendente da Amigos do HC, Maria Elisa Paciornik. Segundo ela, a entidade conta com a parceria com os vereadores, que foram convidados para um café da manhã seguido por uma visita ao HC. Já para o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, a manutenção dos mais de 1,5 milhão de procedimentos realizados anualmente pelo hospital dependem do apoio de toda a sociedade curitibana. Também participou da sessão desta terça, o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Nilton Cordoni.