Frote pede alerta sonoro em estacionamentos

por Assessoria Comunicação publicado 22/02/2008 18h15, última modificação 21/06/2021 06h30
Os estacionamentos de Curitiba poderão instalar alertas sonoros nas saídas dos estabelecimentos. O projeto é de autoria do vereador Paulo Frote (PSDB), que pretende garantir mais segurança aos pedestres e, principalmente, aos deficientes visuais, que necessitam do sinal sonoro para perceber a movimentação de veículos sobre a calçada. “O som também servirá como alerta aos motoristas, que devem ter mais atenção com os pedestres na área de passeio das vias públicas”, explica Frote.
O parlamentar comenta que a legislação vigente já obriga a implantação de alerta luminoso nesses locais, mas o mesmo se torna insuficiente, especialmente para as pessoas com dificuldades de visão e, até mesmo, pedestres que caminham distraidamente e correm risco de atropelamentos. “A sinalização proposta proporcionará aos pedestres e motoristas mais segurança e implicará numa relação de maior respeito entre ambos”, acrescenta Frote.
Normas
De acordo com o documento, o alerta sonoro deve apresentar as características técnicas da ABNT, não podendo ultrapassar os limites de decibéis estabelecidos por lei. Os estabelecimentos, no caso de aprovação do projeto na Câmara e sanção do prefeito, terão prazo 90 dias para instalar os equipamentos, conforme a proposta. O descumprimento implicará em multa de R$ 300,00 e, na reincidência, o valor será dobrado.