Frente parlamentar promoverá reunião em prol de animais silvestres
Recolhimento e destino de animais silvestres vítimas de acidentes e apreensões. Este será o tema de uma reunião pública marcada pela vereadora Fabiane Rosa (PSDC), presidente da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Animal e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal. O evento ocorrerá no dia 19 de outubro, às 9h30, no auditório do anexo II do Legislativo.
Foram convidados para a discussão representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além de deputados, vereadores, Ministério Público, OAB, coordenadores dos cursos de Biologia das principais universidades paranaenses, médicos veterinários e ativistas da causa animal.
“Desde o fechamento do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), não há uma diretriz clara sobre o destino de animais silvestres que são vítimas, por exemplo, de acidentes nas estradas do Paraná, ou de animais apreendidos em operações contra o contrabando”, argumentou Fabiane.
De acordo com a vereadora, o IAP e o Ibama “não conseguiram nos convencer de que existe, hoje, um protocolo seguro que garanta o bem-estar dos animais silvestres” e por este motivo foi organizada a reunião pública. “Para debater e encontrar soluções para um problema que está sendo resolvido de maneira paliativa”, advertiu a vereadora, que quer uma solução efetiva.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba