Frente Parlamentar do Retorno às Aulas apresenta balanço parcial

por Fernanda Foggiato — publicado 30/07/2021 14h15, última modificação 12/10/2021 00h06
Conversa com Nori Seto e Amália Tortato, presidente e vice do grupo, marcou estreia de série de lives no Instagram na CMC.
Frente Parlamentar do Retorno às Aulas apresenta balanço parcial

Os vereadores participaram do debate mediado por jornalistas da Diretoria de Comunicação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O retorno escalonado às aulas na rede municipal de educação, em sistema híbrido, foi mote da primeira de uma série de transmissões ao vivo (livestreams) sobre o trabalho legislativo, pelo Instagram da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A conversa com os vereadores Nori Seto (PP) e Amália Tortato (Novo), respectivamente presidente e vice da Frente Parlamentar do Retorno às Aulas, foi mediada pelos jornalistas Filipi Oliveira e Michelle Stival da Rocha, da Diretoria de Comunicação Social. 

Segundo Nori Seto, os vereadores já visitaram cerca de 60 das 100 unidades que reiniciaram as atividades presenciais no último dia 19, integrantes do programa Leia Mais – os demais equipamentos recepcionam os alunos a partir do dia 2 de agosto. Ele lembra que a proposta não é forçar a retomada “a qualquer custo”, e sim fiscalizar como o trabalho está sendo desenvolvido. 

Tem sido uma experiência muito gratificante para a gente. A ideia é visitar o maior número possível de escolas”, afirmou o presidente da frente parlamentar. A expectativa é dialogar com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e os sindicatos que representam os servidores das escolas e Centros Municipais de Educação (CMEIs). 

Os vereadores que realizam a visita preenchem um relatório padrão, com perguntas aos diretores e professores sobre equipamentos de proteção individual (EPIs), protocolos de segurança, capacidade de abastecimento de água nos dias de rodízio e pessoal para a higienização das unidades, dentre outros pontos. “A grande maioria [dos servidores] está confiante, está preparado [para a retomada]. Algumas exceções são professores com comorbidades, que receberam apenas uma dose da vacina”, ponderou. 

100% [das unidades] a gente identificou que está fazendo controle da temperatura”, completou. O presidente da frente também salientou que as salas de aula estão com lotação de 50%, os intervalos estão intercalados e sendo realizados em ambientes separados. “Da forma que está hoje estão preparadas, a grande maioria.” 

De acordo com Amália Tortato, que preside a Comissão de Educação, Cultura e Turismo da CMC, as escolas e os CMEIs estão bem abastecidos com materiais de limpeza e EPIs, inclusive com máscaras de qualidade superior em comparação ao início do ano, “quando as aulas chegaram a retornar por uma semana”. “Não é uma vida normal. É um retorno com todos os protocolos, com todas as normas de segurança sendo seguidas. Esse pequeno receio dos professores é normal [em meio à pandemia].” 

A vereadora tem se dedicado, em especial, às visitas aos CMEIs. "A gente quer que seja um retorno seguro e perene, para que as escolas não voltem a fechar nos próximos meses", disse. Coautora da lei municipal 15.810/2021, também proposta por Denian Couto (Pode) e por Indiara Barbosa (Novo), que estabeleceu a educação como serviço essencial em Curitiba, por meio da oferta das aulas presenciais, ela falou da "função social" da escola. "A gente ainda vai sentir isso [o impacto da pandemia] na próxima década, na próxima geração." Amália reforça que o objetivo da frente é “colaborativo” também pode “fazer a ponte” entre as unidades, os pais e a SME. 

Denúncias, inclusive de forma anônima, e sugestões à Frente Parlamentar do Retorno às Aulas podem ser feitas pelo e-mail retornosegurocmc@gmail.com e pelo telefone (41) 3350-4622, que funciona como WhatsApp. Além de Nori Seto e de Amália Tortato, integram o grupo: Alexandre Leprevost (Solidariedade), Dalton Borba, Denian Couto (Pode), Eder Borges (PSD), Ezequias Barros (PMB), Flávia Francischini (PSL), Herivelto Oliveira, Hernani (PSB), Indiara Barbosa (Novo), João da 5 Irmãos (PSL), Marcelo Fachinello (PSC), Mauro Bobato (Pode), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Professor Euler e Toninho da Farmácia (DEM). 

Próximas lives

O formato de live do Instagram permite que os espectadores interajam, em tempo real, com comentários e perguntas. Na próxima quinta-feira (5), o debate será sobre a Frente Parlamentar da Vacina, e contará com a participação dos vereadores Marcos Vieira (PDT) e Noemia Rocha (MDB), presidente e vice do grupo, respectivamente. 

A série deverá fluir de acordo com os temas em pauta no Legislativo, além da disponibilidade de vereadores e outros participantes. Por isso, para não perder nenhuma, siga o perfil da CMC no Instagram e fique por dentro de tudo que está acontecendo.