Frente da Retomada Econômica debate turismo gastronômico
O convidado da frente parlamentar defendeu o papel do poder público para a realização dos eventos no cenário pós-pandemia. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Em reunião nesta sexta-feira (26), a Frente Parlamentar da Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma reunião pública para debater a importância dos festivais gastronômicos promovidos na cidade e o papel do poder público na colaboração com a iniciativa privada para a realização desses eventos no cenário pós-pandemia. O convidado foi Sérgio Medeiros, fundador e editor do portal Curitiba Honesta, que destacou a culinária curitibana.
>> Assista ao debate na íntegra.
Medeiros é responsável por mais de 30 festivais gastronômicos em Curitiba, com destaque para o Festival do Pão com Bolinho e para o Festival da Carne de Onça. “Em 2015, com apoio do então vereador Helio Wirbiski, conseguimos aprovar uma lei que tornou a carne de onça um patrimônio cultural da cidade (lei municipal 14.928/2016). Trata-se, em princípio, da única comida típica de Curitiba”, afirmou. “Perdemos para São Paulo apenas na quantidade de estabelecimentos, mas em termos de qualidade, estamos no mesmo patamar.”
Outra iniciativa gastronômica salientada pelo convidado foi a produção de bebidas artesanais em Curitiba. Ele citou como exemplo a cerveja produzida pelo empresário Samuel Cavalcante, que é de Recife, mas escolheu Curitiba para sediar seu negócio. “Ele produz uma cerveja que homenageia a banda de rock Iron Maiden. Conseguiu autorização para o uso do nome e passou a produzir a cerveja, alcançando o interesse não só no mercado brasileiro, mas também no internacional”, explicou.
“Agora, em setembro, o Curitiba Honesta vai promover o Festival da Carne de Onça 2022, que será realizado entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro. Temos apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes [Abrasel] e sabemos que o poder público entende a importância de se fomentar eventos dessa natureza”, afirmou. De acordo com ele, o Curitiba Honesta tem a participação de mais de 200 mil seguidores, que acompanham diariamente os conteúdos produzidos pelo portal.
No momento, Medeiros tem pesquisado as origens da coxinha à milanesa, prato que é servido no restaurante Casa Velha, no bairro Abranches. Ele explicou que, ao contrário do que comumente se pensa, o “rollmops” (conserva de peixe com cebola) não é um prato típico de Curitiba. Ele foi trazido por imigrantes alemães ainda no século 19. O convidado também lembrou da realização do Brasil Pizza, concurso para a escolha da melhor pizzaria de Curitiba. “Tivemos um alto índice de adesão ao evento, cuja qualidade pode ser atestada pelo fato de que todas as pizzarias envolvidas só trabalham com massas de fermentação natural”, concluiu.
Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba