Frente Parlamentar Contra o Crack é formalizada no Legislativo
O vereador Valdemir Soares (PRB) anunciou em plenário, na terça-feira (13), a formalização junto à Câmara Municipal da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas. Ele será o presidente da força-tarefa, que também conta com os vereadores Cristiano Santos (PV), vice-presidente, Beto Moraes (PSDB), Chicarelli (PSDC), Jorge Bernardi (PDT), Noemia Rocha (PMDB), Paulo Salamuni (PV), Rogério Campos e Tiago Gevert, ambos do PSC.
A Frente Contra o Crack tem por objeivo fortalecer iniciativas de prevenção e enfrentamento ao tráfico de drogas, além do cuidado com o viciado. Valdemir Soares (PRB) considera a ação do crack “devastadora”. “Logo na primeira dose o crack vicia, abate famílias e afeta diretamente a sociedade em geral. Por isso o assunto tem que ser tratado de forma abrangente”, afirma o parlamentar.
Entre as iniciativas que devem ser desenvolvidas pela Frente estão a qualificação dos agentes que trabalham na recuperação dos viciados, a profissionalização e a importância das atividades culturais e esportivas. Soares defende que o foco na conscientização já tem gerado bons resultados, como a recuperação de jovens através de eventos recreativos organizados pelos voluntários dos movimentos “Curitiba Te Quero Sem Drogas” e “Força Jovem”.
Para Valdemir, é um exemplo de sucesso a “Seletiva Nocaute ao Crack”, que reuniu interessados em 20 modalidades de artes marciais e lotou o ginásio do Círculo Militar, que comporta cerca de cinco mil pessoas. Há três meses também é realizada a “Copa Libertadores do Crack”, nos finais de semana, com partidas de futsal simultâneas em três quadras cedidas pela Prefeitura. Disputam o campeonato 64 equipes batizadas com nomes dos bairros de Curitiba e, durante os jogos, são distribuídas mensagens de conscientização e cartilhas de orientação sobre os perigos das drogas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba