Frente Parlamentar atuará pelo desenvolvimento do Centro

por Assessoria Comunicação publicado 11/05/2010 20h35, última modificação 29/06/2021 10h21
O plenário da Câmara de Curitiba aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (11), requerimento do vereador Jonny Stica (PT) para criação da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Região Central de Curitiba, a Pró-Centro. A solicitação foi acatada em consenso por  vereadores de todas as bancadas,  que reconheceram na proposta uma ótima oportunidade para reunir parlamentares, associações e a sociedade civil “na discussão de políticas visando desenvolver ações coordenadas da comunidade com os poderes Executivo e Legislativo, buscando o desenvolvimento da região central de Curitiba.”
Stica defendeu, na tribuna, que “a Pró-Centro unirá forças dos diferentes setores para melhorar aspectos como segurança, cultura e lazer, urbanismo e mobilidade, turismo e patrimônio, comércio e resgate histórico do centro da cidade”. As ações da frente, porém, não ficarão restritas ao Centro da cidade. Atingirão também os bairros do anel central, como Rebouças, Centro Cívico, São Francisco e Batel. Outros ainda poderão ser incluídos.
Potencial
“A região central possui  enorme potencial, é  referencial histórico da cidade e tem diversos pontos turísticos, concentrando grande parte do comércio. A criação da Frente Parlamentar trará inúmeros benefícios para a região e para a cidade como um todo, principalmente pela interlocução da sociedade civil com o poder público”, na avaliação de Stica, prontamente aceita  pelos vereadores tucanos Omar Sabbag Filho e Jair Cézar.
Sabbag fez análises técnicas e políticas, projetando sua visão de futuro sobre o benefício da criação da Frente, para também influenciar “em  planejamentos de sustentação ambiental”.  Jair Cézar considerou, entre outros segmentos, o acervo ferroviário, que precisa da atenção dos poderes públicos. Afirmou que a Frente Parlamentar atuará como mais um instrumento de atuação política dos vereadores, ao mesmo tempo em que cumprimentou o prefeito Luciano Ducci pelos planos de revitalização da área central.
A Frente terá uma agenda permanente, com periodicidade de reuniões e detalhes de funcionamento a serem definidos no primeiro encontro, que deve ocorrer no mês que vem.